Olá! Pessoal, recebi algumas dúvidas por e-mail referente ao post da semana passada e acho válido compartilhar com vocês.
Em relação à análise da planilha, no caso em que a pessoa encontra-se endividada, o primeiro passo é saber exatamente o valor dessa dívida. Como dificilmente um investimento dará uma rentabilidade melhor do que os juros cobrados em qualquer financiamento, a prioridade é quitar essa dívida o quanto antes. Procure o credor e tente negociar juros menores, para isso, tenha em mãos o valor e quanto pode disponibilizar por mês. Não é tão difícil quanto parece, só é preciso um pouco de determinação e comprometimento para sair dessa situação.
Outras dúvidas foram em relação à situação em que o saldo é positivo. Deve-se fazer uma reserva? E onde investir? É recomendável que se faça uma reserva de pelo menos seis meses do valor da receita, pois caso haja algum imprevisto, como por exemplo, a perda do emprego, não será necessário resgatar de nenhum investimento. Considere essa reserva como um seguro, pode ser aplicado na poupança ou num investimento que seja isento de IR.
E onde investir? Todo investimento depende do perfil, prazo e rentabilidade desejada. A partir da semana que vem trarei alguns produtos disponíveis no mercado para que vocês conheçam mais.
Enviem suas dúvidas e sugestões para meu e-mail, tentarei responder o mais breve possível.
Um abraço e até semana que vem!
Educadora Financeira da CK Treinamentos, Graduada em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade de Taubaté – UNITAU certificada desde 2009 como Agente Autônoma de Investimentos, autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Atualmente, ministra cursos e palestras na área de Educação Financeira, no planejamento das finanças e disseminando conhecimento dos produtos disponíveis no Mercado (Planejamento Pessoal, Renda Fixa, Renda Variável, Previdência).
Gisele Kobayashi
E-mail: gisele@cktrei namentos.com.br
Fan page: CKTreinamentos
Telefone: 19. 8138.0189