Todo homem e toda mulher, em seu meio, em sua família ou na sociedade, exercem em algum momento, influência sobre uma, algumas ou muitas pessoas.
Quanto maior for a repercussão de suas palavras e suas atitudes, maior será a sua responsabilidade.
Os doutores da lei e os fariseus eram falsos porque suas atitudes eram divergentes de suas pregações. Faltavam-lhes os principais ingredientes para adquirirem o equilíbrio: a humildade e o amor.
As leis, que eles tanto conheciam e precisavam colocar em prática, eram impostas diferentes condições entre eles e o povo, e por isso Jesus os classificava como falsos e hipócritas.
As palavras podem induzir, mas são as atitudes que têm o poder de convencer. As duas juntas se consolidam ou não. E, nós cristãos, além de sermos responsáveis pelo que proferimos, seremos julgados pelo que fazemos.
Jesus pede aos discípulos que sejam fiéis a Ele tanto na Palavra quanto nos atos, participando do querigma, da martiria, da koinonia e da diaconia, ou seja, anunciando a Boa Nova e testemunhando a prática cristã em comunhão com Deus e servindo a comunidade.
Esse deve ser o compromisso de todo cristão!
“Eles falam e não praticam.”
Mateus 23,1-12
Rachel Abdalla é Rachel Abdalla é Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; é colaboradora da ZENIT.org – O mundo visto de Roma, responsável pela Coluna Pequeninos do Senhor de orientação catequética; é membro da ‘Equipe de Trabalho’ do ‘Ambiente Virtual de Formação’ da Arquidiocese de Campinas; escreve para dois sites em Portugal (ABC da Catequese e Laboratório da fé); e é membro da Equipe de Formação da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Site: www.pequeninosdosenhor.org
Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Rachel Lemos Abdalla, enviar email para: presidente@pequeninosdosenhor.org