Coluna Entretenimento - Música - Semana 26-01

MÚSICA

AVICII e MØ- destaques no cenário da música eletrônica

foto 1.jpg


O DJ, remixer e produtor musical sueco Tim Bergling, mais conhecido como Avicii (derivado do termo budista Avīci que representa o nível mais baixo do inferno) surgiu na indústria da música em 2008, aos18 anos de idade (hoje com 24), fazendo um remix para o jogo Lazy Jones de Commodore 64.

Como DJ ficou no sexto lugar no ranking da lista Top 100 DJ da revista americana DJ Magazine em 2011, terceiro lugar em 2012, além de ter sido nomeado duas vezes para o prêmio Grammy Awards por seu trabalho em Sunshine com o DJ David Guetta, e foi classificado novamente na terceira posição em 2013.

 

Fez da música “Wake me up” praticamente um hino em 2013 seguindo com You Make Me, singles do seu álbum TRUE, considerado um dos discos eletrônicos mais vendidos do ano. Em uma das faixas, na música “Dear Boy”, a voz feminina que aparece em parceria com AVICII é da dinamarquesa Karen Marie Ørsted, ou simplesmente MØ, que em dinamarquês significa algo como donzela.

FOTO 2.jpg

  

Nascida em Odense, a cantora de 25 anos de idade, compõe suas músicas com um som puxado para o eletropop e que, às vezes, lembra um pouco e com certo esforço a Lana Del Rey. No ano passado, ela entrou em uma lista dos artistas dinamarqueses mais promissores. Seu primeiro single oficial, “Pilgrim”, foi parar direto nas rádios e paradas da Dinamarca e de países vizinhos, o que lhe rendeu um contrato com a Sony.

MØ, que até os 19 anos só queria “beber e farrear”, foi apontada pelo Guardian, NME e Pitchfork como um “nome para se prestar atenção”.

Concordo plenamente! Fica a dica.

  

Dear Boy - AVICII e Karen Marie Ørsted

 

 

 You Make Me, de AVICII com a participação do cantor Salem Al Fakir

  

Todas as faixas do álbum True, você confere no site Vagalume- letras e músicas:

http://www.vagalume.com.br/avicii/discografia/true.html

mi2.png

Milena Baracat é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.