Deus é o Senhor da vida e Ele é o nosso rochedo protetor. Se Ele está a nosso favor, quem estará contra nós? (Romanos 8,31)
Passando por um homem paralítico, Jesus cura-o através de uma ordem: pega a tua cama e anda. Mas, o que seria pegar a sua cama e andar?
Aquele homem estava preso à sua limitação há uma geração de vida, e a sua cama era o seu abrigo e a sua proteção. Era a única coisa que ele tinha e que ninguém podia lhe tirar.
Jesus não quer que ele fique desabrigado, desamparado, até que descubra quem Ele é, e então perceba que a cama não é o seu bem maior. Este, assim como muitos homens de hoje, ainda não descobriram isso e, portanto, precisam dela.
Essa cama é a proteção de Deus, mas é também a casa, o trabalho, a saúde, o bem estar que cada um deve e precisa ter para viver dignamente.
Andar é uma atitude, é deslocar-se, sair do marasmo em que se encontra.
Depois de curado, o homem não precisa mais ficar preso às amarras da sua paralisia que já não existe. Jesus não o quer mais ali como uma pessoa dependente, mas deu-lhe a ordem para que saísse, por si só, da situação de repressão em que vivia para uma nova vida, em liberdade.
Carregar a cama e andar é uma atitude de quem está procurando encontrar o seu lugar ao sol, livremente e cheio de vida, indo ao encontro do Pai, seguindo Seus ensinamentos!
“Pega tua cama e anda.”
João 5,1-16
Rachel Lemos Abdalla
Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; é colaboradora da ZENIT.org – O mundo visto de Roma, responsável pela Coluna Pequeninos do Senhor de orientação catequética; é membro da ‘Equipe de Trabalho’ do ‘Ambiente Virtual de Formação’ da Arquidiocese de Campinas; escreve para dois sites em Portugal (ABC da Catequese e Laboratório da fé); e é membro da Equipe de Formação da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Site: www.pequeninosdosenhor.org
Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Rachel Lemos Abdalla, enviar email para: presidente@pequeninosdosenhor.org