Dicas de Livros e Filmes

As Meninas - Lygia Fagundes Telles

Fonte: http://www.prazermechamolivro.com/2013/01/resenha-as-meninas-lygia-fagundes-telles.html

21511956_4.jpg

"As meninas conta a história de três garotas que vivem em um pensionato de feiras progressistas em meio ao cenário da São Paulo de 1973, plena ditadura militar. Lorena é descendente de uma família nobre, uma jovem culta que tem um relacionamento com um homem casado e sonha em ser amada pela primeira vez por ele. Ana Clara, a mais bela, é viciada em drogas e, apesar de noiva, tem um relacionamento com um traficante. Lia é revolucionária, sai às ruas militando contra a forte opressão da ditadura. A vida dessas três jovens de personalidades tão distintas se entrelaçam nesse pensionato. Em meio aos devaneios de Lorena, das alucinações de Ana Clara e da luta de Lia é no pensionato que elas encontram um refúgio.

A narrativa desse romance é belíssima e envolvente, pois as três personagens narram a história, possibilitando ao leitor entrar inteiramente em cada uma delas. Os capítulos, geralmente, tem uma narradora predominante, mas os papéis se trocam quando elas se encontram (no pensionato). Às vezes é quase imperceptível ver a mudança da narradora de Lorena para Lia, por exemplo.

Sem contar que a personalidade de cada personagem está marcada muito fortemente na própria narração. No capítulos (ou partes) narrados por Lorena, vemos várias referências à música clássica, citações em francês, latim. Já quando Ana Clara narra, vemos um texto confuso, uma linha de pensamento danificada pelo consumo da droga, pelo trauma da infância. Até mesmo erros de pontuação são perceptíveis, evidenciando, por exemplo, sua confusão ao falar/pensar. Acompanhamos de perto, ao longo do romance, a vida desses três jovens de uma forma apaixonante. 

Talvez alguns achem a leitura cansativa no início. Acredito que Lygia Fagundes Telles o fez propositalmente. Afinal, caso ela escancarasse a luta de Lia contra a ditadura nas primeiras páginas, o romance seria impedido de ser publicado e, talvez, a própria autora fosse exilada.

Enfim, não darei muitos detalhes sobre o desenrolar da história porque quero que vocês a leiam. E resenha que conta o final do livro não tem graça, concordam?

Eu, particularmente, considero esse livro como um dos melhores da nossa literatura nacional. A autora consegue, com simplicidade, atingir um nível belíssimo de construção literária que emociona pela beleza dos pensamentos das personagens".

 Dica de Filme:  É Proibido Proibir

proibido-proibir-poster01.jpg
Luciana Andrade.jpeg

Luciana Andrade

Bibliotecária e Psicologa formada há alguns anos.. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicologa voluntária . Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer , acreditar e principalmente sonhar.