“Eis que estamos subindo para Jerusalém.” Mateus 20,17-18
O que significa, hoje, subir para Jerusalém?
Sob o olhar do mundo, Jerusalém seria o topo do poder político e de consumo e, consequentemente, um lugar que muitos almejam subir, onde tudo pode acontecer quando se busca a projeção e o reconhecimento. Seria, portanto, o símbolo mais alto da ambição e da vaidade do homem.
Mas, essa mesma Jerusalém lá do alto, também tem o seu outro lado, que é vivido por aqueles que não são reconhecidos e nem valorizados pelo que fazem, e que, na sua maioria, são os que carregam os pesados fardos do dia a dia. Ela pode ser o emprego mal remunerado; o governo que não cumpre o que promete; a sociedade injusta; o preconceito e a marginalização.
Jesus está subindo para Jerusalém e lá ele será crucificado.
Tantas outras vezes Ele também subiu montanhas para falar ao povo ou para se encontrar com o Pai...
Mas, agora é diferente! Ele sobe para Jerusalém, o lugar dos grandes homens, onde dará o Seu maior testemunho de amor como o mais humilde servo.
Não importa de que lado você está! Jesus nunca criticou os homens de boa vontade! Se você se encontra do lado do poder ou do serviço, o importante é que testemunhe em favor da vida, porque para todo cristão, seja qual for a sua Jerusalém, ela deve ser o lugar de testemunho de fidelidade a Deus, assim como foi o seu Filho Jesus.
Rachel Lemos Abdalla
Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; é colaboradora da ZENIT.org – O mundo visto de Roma, responsável pela Coluna Pequeninos do Senhor de orientação catequética; é membro da ‘Equipe de Trabalho’ do ‘Ambiente Virtual de Formação’ da Arquidiocese de Campinas; escreve para dois sites em Portugal (ABC da Catequese e Laboratório da fé); e é membro da Equipe de Formação da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Site: www.pequeninosdosenhor.org
Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Rachel Lemos Abdalla, enviar email para: presidente@pequeninosdosenhor.org