É preciso fazer silêncio

Deus nos fala de diversas formas. Através de um filho que chora, da natureza que geme, de um mendigo que pede ou de um pai que aconselha. Mas, o homem não tem mais tempo para ouvi-los!

As Sagradas Escrituras pedem, insistentemente: ‘Ouça, povo amado de Deus!”

Jesus, nos Evangelhos, pede que ouçamos os que nos rodeiam, prestemos atenção aos que querem anunciar a Boa Nova, seja ela nos templos ou na vida!

Mas, o homem não dá ouvidos aos recados e nem aos sinais. E, depois se assusta com as respostas da natureza e da vida que reagem à sua surdez.

Agora, este mesmo homem pede, desesperadamente, um sinal de Deus, mas não percebe que os fatos são os sinais que ele não aprendeu a decifrar ao longo do tempo, por sua própria opção.

Para ouvir é preciso fazer silêncio e, para entender é preciso estar atento!

Fazer um silêncio interior que seja capaz de perceber a respiração de Deus dentro de si mesmo, juntamente com o pulsar de seu próprio coração. Este sopro de Deus é o recado que precisamos ouvir, é o sinal que nos move para fazer algo e nos indica o caminho a seguir. Ele é sutil e delicado, por isso, é preciso estar atento!

 

 

“Que os escutem!”

Lucas 16,19-31

Rachel Lemos Abdalla

Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; é colaboradora da ZENIT.org – O mundo visto de Roma, responsável pela Coluna Pequeninos do Senhor de orientação catequética; é membro da ‘Equipe de Trabalho’ do ‘Ambiente Virtual de Formação’ da Arquidiocese de Campinas; escreve para dois sites em Portugal (ABC da Catequese  e Laboratório da fé); e é membro da Equipe de Formação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. 

 

Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Rachel Lemos Abdalla, enviar email para: presidente@pequeninosdosenhor.org