Coluna Entretenimento por Milena Baracat

ANDY SERKIS - O CHIPAMZÉ CÉSAR DO PLANETA DOS MACACOS

O filme Planeta dos Macacos: O Confronto levou mais de um milhão de espectadores brasileiros aos cinemas em seu primeiro fim de semana no país, rendendo R$ 14,8 milhões nas bilheterias nacionais.

No longa, quatro anos se passaram desde a despedida entre o cientista Will Rodman (James Franco) e o primata César e, ao longo desses anos, o vírus símia se espalhou por São Francisco matando quase toda a população. Consequentemente a cidade ficou destruída e os humanos sobreviventes iniciam uma batalha contra a crescente comunidade de primatas geneticamente modificados.


Eu assisti ao filme e confesso que fiquei muito impressionada com o efeito visual espetacular da técnica motion capture, a mesma utilizada em Avatar e Planeta dos Macacos: A Origem.

Com uma roupa repleta de mapeamento, a interpretação do ator é marcada por pequenos pontos espalhados pelo corpo e rosto que emitem um pulso magnético captado por várias câmeras que registram, inclusive, as expressões faciais. Os animadores, então, transferem esse desempenho para o personagem, como uma espécie de maquiagem virtual.

O ator que “veste" a pele do chimpanzé César é Andy Serkis, inglês de 50 anos, especializado em dar vida, através de sistemas de captura de movimento, a personagens computadorizados.


Além do personagem Cesar do filme Planeta dos Macacos, Serkis fez Gollum da trilogia O Senhor dos Anéis, King Kong e Captain Haddock do filme As Aventuras de Tintin. (Em breve estará em Os Vingadores: A Era De Ultron).

foto 5.jpg


E embora seja ele quem interpreta de fato o que sempre imaginamos ser apenas uma criação de animadores, infelizmente é um dos atores menos conhecidos, quase anônimo escondido atrás da tecnologia.

Muito injusto para um ator que ao criar a sua marca única de expressão artística unindo o drama com efeitos digitais consegue, com muita competência, dar vida a criaturas fantásticas que antes não passariam de figuras pouco críveis inseridas em um fundo verde por computador.

Merecia, no mínimo, um Oscar!

 

Confira também:

Andy Serkis esteve no programa de TV de Conan O’Brien para promover Planeta dos Macacos: O Confronto e simulou uma conversa entre dois personagens que ele empresta sua voz e movimentos: Gollum (O Senhor dos Anéis) e César (Planeta dos Macacos). No tempo: 2 minutos.

Milena Baracat é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.