Dica de livro - Nunca lhe prometi um jardim de rosas da autora Hannah Green
Trata-se do relato da experiência de uma adolescente que, aos 16 anos, após um longo processo de sofrimento e progressiva alienação mental, foi internada num Hospital Psiquiátrico. A autora discorre sobre a vida dessa jovem psicótica, dissecada através do tratamento psicoterápico, e leva o leitor a vivenciar os mundos de Deborah: mundos ricos, conflitantes e apaixonantes.
O mundo exterior, figurado por sua família, do qual se sente impossibilitada de participar, devido aos conflitos oriundos dos relacionamentos baseados em velhos esquemas carregados de preconceitos. Seu mundo interior, que é povoado de seres cósmicos, espetaculares e gradiosos, onde ela se refugia, opondo-o àquela realidade difícil de viver. O conflito entre esses dois mundos e a paulatina fuga de Deborah para este último é um dos quadros mais fascinantes deste livro.
Hanna Green, de forma magistral, nos põe em contato com um terceiro mundo, o do Hospital Psiquiátrico e seus habitantes. O bizarro dos encontros, a complexidade dos relacionamentos, o impacto das descobertas nesse ambiente aparentemente morto; o universo limítrofe do mundo dos "sãos" e dos "insanos"; o aspecto ao mesmo tempo punitivo e consolador desse terceiro mundo nos familiariza com as dimensões humanas, que em nenhum momento são negligenciadas, mesmo sem a promessa de um jardim de rosas.
Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/2236-nunca_lhe_prometi_um_jardim_de_rosas
Dica de Filme: Voltar a morrer
Luciana Andrade
Bibliotecária e Psicologa formada há alguns anos.. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicologa voluntária . Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer , acreditar e principalmente sonhar.