Maquiagem X Doenças - Coluna Maquiagem por Jacqueline Fraga

Você está atenta a qualidade da sua maquiagem ? Você limpa corretamente seus pincéis? Quando você faz uma maquiagem profissional, pergunta a marca da maquiagem e se os materiais foram higienizados para atender você? Você sabe quantas doenças você pode pegar através da contaminação da maquiagem?

Como disse no meu artigo anterior na atualidade a maquiagem é muito importante para nossa imagem pessoal, porém ao utilizá-la precisamos nos ater há uma série de cuidados e orientações para que ela possa ficar em harmonia conosco e com nossa personalidade. Além disso, temos que nos preocupar com nossa saúde.

É comprovado que o uso compartilhado de maquiagem  pode causar doenças dos mais variados tipos. Veja a seguir algumas delas:

- Olhos (delineador, lápis e máscara para cílios): podem transmitir vírus e bactérias  como a conjuntivite, entre outros.

- Boca (batons, lápis de boca e gloss): são capazes de transmitir doenças labiais, herpes, gripe, etc.

- Rosto (bases, pincéis e pós): Acnes, verrugas, inflamações, entre outras ainda mais graves.

Veja a seguir uma matéria compartilhada pela Raquel Baracat, sobre esse tema:

 http://www.bolsademulher.com/saude/mulher-fica-paraplegica-apos-usar-maquiagem-emprestada-entenda-os-riscos

O risco de contaminação através da maquiagem é baixo. Principalmente se você utilizar produtos de extrema qualidade que tem em sua composição química vários tipos de conservantes, que previnem a proliferação de microrganismos no produto e evitam a contaminação. Isso é encontrado principalmente em maquiagens importadas e em algumas marcas brasileiras.

ATENÇÃO! Cuidado com maquiagens que ficam expostas para teste em lojas de cosméticos e farmácias. Como não é possível saber as condições de quem experimentou o produto e muito menos se há cuidados de higienização dos cosméticos e pincéis, a melhor dica continua sendo, nesses casos experimentar a maquiagem no dorso da mão. Principalmente, em casos de produtos para olhos e boca.

Produtos como higienizadores de pincel, sabonetes líquidos antibactericidas e álcool 70% são armas poderosas que ajudam a evitar a contaminação.

Usar a maquiagem como ferramenta para se sentir mais bonita e com auto-estima elevada é algo que a maioria das mulheres procura. Porém, tome muito cuidado para não colocar sua saúde em risco.

Uma semana abençoada a todos e até a próxima se Deus quiser!

Jacqueline Fraga

Beauty Artist e Visagista formada pela MAKE UP FOREVER ACADEMY em Paris-França.  Jornalista formada pela PUC/Campinas. É empresária do ramo da beleza e também ministra palestras, workshops e cursos em todo o Brasil. Facebook: Jacqueline Fraga Instagram: @jacquelinefraga   Email: jfragamakeup@hotmail.com