A Solar Bike, criação do dinamarquês Jesper Frausing, é uma bicicleta elétrica que não precisa ser recarregada em tomadas, pois ela funciona com energia solar.
Com células solares acopladas nas rodas, a recarga é feita quando a bicicleta está parada em pé, em lugares onde haja sol. Assim, quando o ciclista pedala, a bateria que fica acima dos pedais ativa o motor e alcança entre 25 a 50 quilômetros por hora e garante pedaladas por 70 quilômetros.
A intenção de Frausig (que escreveu sobre a Solar Bike na sua tese de mestrado na Universidade de Berlim) é estimular o uso principalmente por pessoas mais velhas e em serviços de entrega e transporte.
Essa inovação incrível não emite dióxido de carbono, não polui e deixa o ar mais limpo. Com tantas características boas, a bicicleta está concorrendo a um prêmio internacional de Design – o Index (Design para Melhorar a Vida, em português) na categoria Comunidade. Considerada uma das mais importantes do mundo no setor de design para sustentabilidade, a premiação concederá ao vencedor €500 mil.
VÍDEO
FONTE: FOTOS GOOGLE / DIVULGAÇÃO
Milena Baracat
Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Atualmente atua com profissionais no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.