Jovens criam clube que entrega livros selecionados e 'mimos' a assinantes - Tag Experiências Literárias

TAG Experiências Literárias surgiu em Porto Alegre em agosto de 2014.
Kit com livro, revista e brinde é enviado a 22 estados uma vez por mês

Além das tradicionais assinaturas de jornais e revistas, há outros produtos que também contam com serviço de entrega a domicílio e de forma periódica. A facilidade de comprar e receber o produto na porta de casa usando apenas um clique no computador atrai cada vez mais adeptos e estimula empresários.

É o caso da TAG Experiências Literárias, um clube de assinatura de livros que envia mensalmente para o endereço do assinante um kit que inclui uma obra selecionada a dedo por um curador especial, e ainda uma revista temática sobre literatura e um mimo, escolhido de acordo com o autor ou título.

A ideia surgiu da cabeça de três apaixonados pela leitura: Gustavo Lembert da Cunha, 22 anos, Arthur Dambros, 23 anos, e Tomás Susin dos Santos, 24 anos. Em Porto Alegre, os ex-estudantes de Administração usaram a característica em comum e criaram o primeiro clube de assinatura virtual do gênero, que faz a entrega dos livros na porta do consumidor. A primeira remessa foi enviada em agosto de 2014.

"A gente trabalha com a experiência da leitura, não somente com a venda de livros. A gente não queria ser mais uma livraria online", explica Cunha, um dos sócios. Isso porque por R$ 69,90, o assinante recebe um livro por mês em casa. Tem ainda a opção de plano trimestral, que sai por R$ 79,90. Ambos estão com taxas de entrega inclusas para qualquer região do país.

Kit tem, além do livro, uma revista e um brinde
especial (Foto: Mayara Pacheco/Arquivo pessoal)

Os títulos são indicados por pessoas que são referência no cenário cultural ou intelectual, seja no Brasil ou no exterior. Mas, além do livro, os associados recebem no kit uma revista literária, com conteúdo exclusivo produzido pelos sócios, que incluem curiosidades e outros detalhes sobre a obra enviada e um brinde, que tenha alguma relação com a história lida.

"Em dezembro de 2015 a gente enviou aos assinantes o livro 'Orgulho e Preconceito' [da britânica Jane Austen], que é um clássico inglês. No caso, enviamos um sachê de chá. É o que a gente chama de mimo”, explica, em referência ao hábito da terra da rainha.

O título do livro que será enviado, no entanto, é mantido em sigilo para que o assinante só conheça quando recebê-lo em casa. Na revista, o leitor tem uma pista do que virá pela frente.

"A gente não revela justamente para aumentar a ansiedade e tornar o momento do recebimento do livro mágico. Na revista de cada mês, sai uma espécie de teaser da obra que será enviada no mês seguinte. Se o leitor reconhecer o trecho, pode solicitar uma troca", acrescenta.

Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/05/jovens-criam-clube-que-entrega-livros-selecionados-e-mimos-assinantes.html