Todo mundo já conhece o macarrão instantâneo, a sopa instantânea e até o suco instantâneo. Agora, porém, você vai poder chegar em casa e preparar uma cerveja instantânea. Consegue acreditar nisso?
Essa novidade existe de verdade e foi oficialmente apresentada ao mercado brasileiro durante a segunda edição do Mondial de la Bière, um festival internacional de cervejas que aconteceu recentemente em São Paulo. Veja os detalhes:
Como é a cerveja instantânea?
Embora pareça improvável, a cerveja instantânea foi criada pela cervejaria brasileira Pratinha, que é originária da cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Na prática, o produto se trata da primeira bebida alcoólica mista à base de cerveja do mundo.
Mas antes de pensar naqueles alimentos instantâneos mais conhecidos, é preciso entender que a invenção da Pratinha não tem nada a ver com os produtos em pó de sabor artificial. A nova bebida, na verdade, é uma cerveja artesanal ultraconcentrada e que fica pronta com a adição de um copo de água com gás gelada.
De acordo com a empresa, a cerveja é produzida normalmente, como se fosse direto para o consumo. Depois de pronta, ela passa por um processo de congelamento em baixíssima temperatura e redução de pressão, que faz com que a parte líquida seja sublimada.
Em seguida, o produto ganha uma nova adição de maltes e lúpulos de perfis aromáticos para recuperar sabor e consistência. O resultado final é uma bebida líquida concentrada que, ao ser misturada com água gaseificada, fica igualzinha (ou muito parecida) a uma cerveja servida diretamente da lata ou da garrafa.
Quanto custa e como comprar?
Dando o que falar no mercado cervejeiro, a bebida instantânea faz parte da linha Magic Booze, projeto start-up da Pratinha. Ao todo, foram nove meses de pesquisas até chegar na fórmula final – que ainda está em versão beta e deve ganhar adaptações em breve.
Além da versão em sachê, quer pode ser preparada em qualquer lugar, a empresa ainda está realizando testes com cápsulas para o uso em equipamentos domésticos. Dessa forma, a Pratinha promete revolucionar a maneira com a qual tomamos cerveja dentro e fora de casa.
Por enquanto, a cerveja instantânea é apenas comercializada em um “stand-up pouch” com bico (pocket) de 50ml, que representa uma porção individual. Depois da adição de água com gás, ele rende 250ml de bebida alcólica à base de cerveja pronta para beber.
Colocado em sistema de pré-venda no site da Pratinha, o produto fez tanto sucesso que se esgotou em poucas horas. Agora, os interessados em provar a bebida precisam se cadastrar na página da cervejaria para conseguir reservar uma unidade do próximo lote de sachês.
Neste formato, estarão disponíveis o rótulo Pratipa (India Pale Ale) e o estilo Weizen (trigo), cada um vendido por R$ 14,99 a unidade. A empresa garante que o produto não tem adição de nenhum ingrediente artificial e continua sendo artesanal na fórmula instantânea.