EGITO - Desbravando a “Terra dos Faraós” (PARTE 1) - Coluna Viagem por Graziella Vulcano

Olá amantes de viagem!!!

E quando seu sonho de infância torna-se realidade? Simmm, eu sonhava com o Egito desde criança e, em Setembro do ano passado, consegui realizar!

Fiquei 15 dias passeando de norte a sul do país, desde Alexandria, ao norte, (banhado pelo Mar Mediterrâneo), até o sul, em Abu Simbel (na antiga Núbia, quase divisa com o Sudão).

Como tenho muitas coisas legais para contar sobre o Egito, vou dividir esse tema em três posts separados, assim poderei passar pra vocês, com mais detalhes, os pontos altos dessa minha viagem dos sonhos!!!

Como muitos não sabem, para entrar no Egito precisamos de um visto, que pode ser facilmente adquirido na entrada do país, pelo valor de 25 dólares americanos.

Contratamos um guia egípcio que falava português. (Isso é fundamental, viu gente! É muito complicado andar por lá sem a presença de um guia, pois a curiosidade pelos turistas é imensa (pedem pra tirar foto com a gente o tempo todo, principalmente se você for mulher, loira e de olhos claros), a língua é dificílima, e eles não falam e nem entendem inglês muito bem.)

Achei a comida muito boa e bastante parecida com o que temos no Brasil: frutas, saladas e legumes frescos, carnes, peixes... só os doces não me surpreenderam.

Uma grande dúvida que sempre me perguntam: E A SEGURANÇA? Gente, é muito seguro!!!Cheio de policiais armados pelas ruas o tempo todo, nas entradas de todos os pontos turísticos, nas rodovias, nas entradas de aeroportos, etc. Achei muito mais seguro do que andar pelas ruas do Brasil!

O povo é muito simpático e acolhedor. Adoram os brasileiros, até demais!!Rsrs...

Mas os comerciantes chegam a ser chatos, pois são muito insistentes para você comprar seus produtos.

Minha grande emoção foi ficar hospedada em Gizé, há uns 19 km do centro do Cairo, para poder ficar mais perto das Pirâmides.

Ter a vista das três Pirâmides de Gizé bem em frente da sacada do meu quarto de hotel foi realmente surreal! Uma emoção única na vida!

Sem dúvida, todo mundo que vai ao Egito, tem como objetivo principal ver as Pirâmides de perto.

Ao contrário do que se imagina, elas não ficam sozinhas e isoladas no meio do “nada”, e sim, bem próximas de avenidas movimentadas e de todo crescimento da cidade ao redor delas nos últimos anos.

A Pirâmide de Quéops é a maior delas e eu entrei dentro!!! Surreal!

Também andei de camelo, vi a Grande Esfinge e a noite eles fazem um show de Luz e Som na área das Pirâmides que é muito bonito!!

Falando nesse post um pouco sobre a cidade em que ficamos mais tempo, a capital CAIRO.

Trânsito é caótico, calor de matar na maior parte do ano, muita sujeira pelo chão e rios, muita gente andando por toda parte, predominância da cor “amarronzada” devido a cor das construções... porém, possui sua riqueza cultural, seu amor pelos turistas e seus encantos exatamente por ser assim! Se ela fosse igual Nova Iorque, Paris ou Milão, não teria a mínima graça!! Rs...

Ficando hospedado no Cairo, você pode conhecer várias cidades nos arredores, fazendo “bate e volta” com transporte terrestre e conhecendo muitos lugares famosos e históricos em regiões vizinhas como: Memphis, Dashur, Alexandria, etc.

O Cairo apresenta alguns lugares maravilhosos e imperdíveis para se conhecer além das Pirâmides como: Museu do Cairo, Bazar Khan El Khalil, Cidadela de Saladino, Bairro Kopto, Mesquita de Alabastro, Shopping City Stars Mall (é lindooo e incrível gente!! Com lojas dos EUA e Europa! Levem dinheiro para as compras nele, apesar do preço não ser tão barato!)

RESUMO DAS DICAS MAIS IMPORTANTES SOBRE O EGITO:

- A moeda egípcia é a LIBRA EGÍPCIA, e ela equivale a mais ou menos isso:

1 dólar americano = 18 libras egípcias ...  (uma água mineral custa, por exemplo, 3 libras egípcias compradas na rua)

- JAMAIS TOMAR ÁGUA DE TORNEIRA!!! A água lá é contaminada, dá piriri!!! Rsrs.... Tomar apenas ÁGUA MINERAL LACRADA (vende em todos os lugares)

- Contratar um guia que te leve para todos os lugares, com transporte providenciado por ele e que tenha ar condicionado (eu tenho indicação caso queiram)

- Mulheres turistas não andarem sozinhas pelas ruas e locais públicos devido ao assédio das fotografias... circularem sempre acompanhadas pelo guia local! E usem roupas mais comportadas, de preferência sem decotes e sem pernas de fora, pois o país é, em sua grande maioria, de muçulmanos.

- Pede-se gorjeta por tudo, quase até pelo ar que você respira... vá preparado, porque é cultural deles.

No próximo post vou contar um pouco sobre meu CRUZEIRO PELO RIO NILO!!! Sensacional!!!

Beijo, beijo, beijo...

Grá Vulcano

Graziella Vulcano

Coluna Viagem

Dentista formada pela PUC de Campinas em 1998 e dona da “Pink Honey Pães de Mel”, criada por ela em 2011. Uma grande e eterna amante de viagens pelo mundo a fora!!

Contato: gragravc@hotmail.com / pinkhoneypaodemel@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

A linda Estrada Real em Minas Gerais - Coluna Viagem por Julio Souto

O caminho da Estrada Real se estende por mais de 1.600 km, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A estrada recebeu este nome pois, no século 17 transportava ouro e diamantes de Minas Gerais até o porto do Rio de Janeiro.

Serra da Piedade

Há quatro caminhos a serem escolhidos:

Caminho Velho

Também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty.

Caminho Novo

Criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio.

Caminho dos Diamantes

O caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina.

Caminho Sabarabuçu

Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular.

Parte do trajeto da Estrada Real e totem de sinalização

Os totens colocados ao longo do caminho, indicam sua localização geográfica, contém informações históricas e cidades próximas.

A culinária é um dos temas do caminho e cada cidade possui sua especialidade, conquistando cada viajante literalmente pela barriga!

Não é à toa que a culinária mineira abriga eventos como o Festival Internacional de Gastronomia de Tiradentes.

Para aqueles que gostam de se aventurar, no caminho é possível encontrar cachoeiras e as minas de ouro e diamante exploradas pela realeza portuguesa durante o Brasil Colonial!

Mina de exploração

A paisagem é deslumbrante

Além do Instituto Estrada Real, há empresas de turismo que oferecem pacotes por preços atrativos para conhecer a fundo a história local e desfrutar de suas amenidades.

Definitivamente vale a visita!

Até a próxima :)

Julio Souto

Coluna Viagem

Campineiro, administrador, apaixonado por música, musculação, viagens, bares, café e Excel. Já foi professor voluntário de informática para pessoas carentes. Atualmente mora em Londres e passa o tempo livre fotografando a cobiçada cidade. Email:juliosouto@me.com Instagram: @soutojulio

8 fotos que farão do Nordeste o seu próximo destino! Coluna viagem por Julio Souto

O litoral nordestino é fascinante. E não é à toa que é reconhecido como uma das principais faixas litorâneas do mundo. Beleza e diversidade é que não falta aqui!

De praias badalas com intensa vida noturna, à praias mais calmas ou até desertas, esta quase intocada extensão litorânea chama a atenção. E acredite: assim que chegar lá, você não vai querer ir embora!

Imagem 1 – Maragogi, em Alagoas. Há quiosques e pousadas pela orla e ainda é possível caminhar por quilômetros em suas águas calmas rasas e transparentes!

Imagem 2 – Praia dos Carneiros, em Pernambuco. Esta foi eleita pelo Traveler’s choice 2014, a 12ª praia mais bonita do mundo! Ainda é considerada uma praia selvagem. Para completar, há uma igrejinha do século XVIII, ainda em atividade

Imagem 3 – Praia de Guadalupe, em Pernambuco. Completamente selvagem. Quase intocada! Acesso apenas por transporte marítimo.

Imagem 4 – Praia do Jacaré, na Paraíba. Além de desfrutar do pôr-do-sol ao som de Jurandy do Sax tocando o clássico Bolero de Ravel, é possível visitar a excelente Feira de Artesanato do Jacaré, ali mesmo na orla. Nessa feira é possível encontrar de itens básicos a peças mais sofisticadas de artesanato, além de quadros e souvenires.

Imagem 5 – Porto de Galinhas, em Pernambuco. Com vida diurna e noturna mais intensa entre as praias citadas, Porto de Galinhas é parada obrigatória. Além dos passeios de buggy, lancha e barco, há a possibilidade de realizar mergulhos rasos e profundos, com equipamento e guia locados ali mesmo.

Imagem 6 – Pontal de Maracaípe, em Pernambuco. Situada ao lado de Porto de Galinhas, esta praia é recomendada para quem viaja com crianças, por suas águas calmas e rasas.

Imagem 7 – Piscinas naturais, em Tamandaré - PE. É possível chegar ao local de barco, lancha, catamarã ou através das propriedades particulares situadas entre as piscinas naturais e a Praia dos Carneiros. Águas rasas, transparentes e quentes!

Imagem 8 – Praia Bela, na Paraíba. Praia paradisíaca e com possibilidade de ser atendido pelo garçom com um pé na água!

Repito: vá, para nunca mais querer voltar para casa!

Até a próxima :)

Julio Souto

Coluna Viagem

Campineiro, administrador, apaixonado por música, musculação, viagens, bares, café e Excel. Já foi professor voluntário de informática para pessoas carentes. Atualmente mora em Londres e passa o tempo livre fotografando a cobiçada cidade. Email:juliosouto@me.com Instagram: @soutojulio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maragogi – um pedacinho do Caribe no Brasil - Coluna Viagem por Julio Souto

Eu sei, parece mentira, mas as praias do estado de Alagoas definitivamente podem ser consideradas uma extensão do Caribe. No Brasil!

O cenário é lindo. Praias desertas (ou quase), tranquilidade, mar calmo, raso e transparente e acredite se puder: as pessoas falam Português!

É claro que a infraestrutura não é como a do Caribe, mas falando em beleza, não se pode definir o vencedor.

Você não irá encontrar resorts luxuosos, nem ostentação. Mas irá encontrar paz, harmonia, beleza, além de centenas de metros de mar raso e águas transparentes. Sim, você pode enxergar seus pés enquanto caminha :)

Esqueça casacos de frio, tênis, sapatos e calças. Você não precisará de nada disso numa região em que a temperatura média anual varia entre 25 e 29 graus Centígrados!

Quanto as preços das refeições, esses variam entre R$ 40,00 e 70,00 por pessoa, porém, como esse povo Nordestino, simpático e hospitaleiro come MUITO (e eu falo sério), uma refeição rende tranquilamente para duas pessoas. Se estiverem de dieta então, pode até sobrar para uma terceira pessoa!

E é interessante reservar o almoço antes de realizar os passeios pelas lagoas naturais, buggy ou mergulho, assim você não precisará esperar tanto para ser servido.

PS: você pode comer nas mesas ali mesmo na areia, de frente para o mar, quase na água :)

Passeios até as piscinas naturais: são feitos de lancha, duram 2h30, sendo 30+30 minutos de trânsito e 1h30 nas piscinas, podendo inclusive realizar mergulho com Snorkel ou cilindro no local. O trânsito de lancha custa R$ 75,00 por pessoa.

Mergulho: pode ser feito com Snorkel ou cilindro. O aluguel do Snorkel custa entre R$ 10,00 e R$ 20,00. O mergulho com cilindro custa R$ 100,00 por pessoa (se for através de um resort, sobe para R$ 220,00) e dura 20 minutos com um mergulhador de guia. Recomendo com Snorkel.

Para mergulho com Cilindro, indico Porto de Galinhas em Pernambuco, há 1h de Maragogi, onde a profundidade é maior.

Passeios de Buggy: custam R$ 200,00 que podem ser divididos entre os ocupantes – até 4, com duração de 2 horas.

A vida noturna em Maragogi é bem tranquila. Pode ser aproveitada nos bares, saboreando petiscos e frutos do mar, além de drinks e cervejas, também realizando caminhadas pela orla curtindo o luar, ou mesmo organizando pescas com os pescadores locais.

Se está planejando uma viagem ao nordeste, Maragogi é um destino obrigatório! Não deixe de conhecer nosso Caribe verde, amarelo e azul de mar ;)

Até a próxima!

Julio Souto

Coluna Viagem

Campineiro, administrador, apaixonado por música, musculação, viagens, bares, café e Excel. Já foi professor voluntário de informática para pessoas carentes. Atualmente mora em Londres e passa o tempo livre fotografando a cobiçada cidade. Email:juliosouto@me.com Instagram: @soutojulio

 

 

Um guia de Madrid - Coluna Viagem por Julio Souto

Madrid é a capital e a maior cidade da Espanha, bem como a terceira maior cidade da Europa. Mas Madrid não é só futebol como pensa o público geral. A cidade oferece outros atrativos que vale a pena conhecer!

Imagem 1: Madrid do alto

Clima

As temperaturas variam bastante ao longo do ano, agradando tanto os amantes do frio, quanto do calor, conforme gráfico abaixo:

 

Imagem 2: Clima de Madrid

Gastronomia

Quanto a gastronomia, recomendo a famosa Tapa. Trata-se de porções ou aperitivos (queijos, frutos do mar, azeitonas, carnes defumadas, presuntos crus, entre outros) que são servidos como acompanhantes de vinhos espanhóis ou outra bebida alcoólica. A Tapa é algo muito tradicional e remete ao século XIII, de acordo com as histórias locais.

Obviamente, nem só de tapa vive o homem. Por isso vale visitar os restaurantes de pubs da cidade. É possível encontrar de hambúrgueres gourmet a frutos do mar, passando por pratos vegetarianos, steaks, pizzas, massas e sopas. Ficou em dúvida entre pizza ou frutos do mar? Não tem problema! Peça uma pizza de frutos do mar :)

Compras

E por que não aproveitar para fazer compras de luxo? A chamada Milha de Ouro no bairro Salamanca concentra lojas high-end e, durante o mês de Junho, todos os estabelecimentos da rua Jorge Juan fecham após a meia-noite. O bairro também abriga a Fashion Night Out promovido pela Vogue nas principais capitais de moda do mundo.

Vida nortuna

É possível assistir espetáculos de Flamenco todos os dias da semana, provar cocktails nos tradicionais pubs, desfrutar de musicais e boates até o raiar do Sol.

Há também parques, excursões, jardins, museus, além, claro, do estádio do Real Madrid para os fãs de futebol!

Até a próxima!

Julio Souto

Coluna Viagem

Campineiro, administrador, apaixonado por música, musculação, viagens, bares, café e Excel. Já foi professor voluntário de informática para pessoas carentes. Atualmente mora em Londres e passa o tempo livre fotografando a cobiçada cidade. Email:juliosouto@me.com Instagram: @soutojulio

 

Ilha de Malta: 10 fotos que provam que a ilha é um dos paraísos na Terra - Coluna Viagem por Julio Souto

Megálitos, masmorras medievais e a Caverna do Calypso. As ruas sinuosas estreitas levam à praça principal, dominada por uma grande igreja barroca. A ilha, descrita como um museu ao ar livre, possui as estruturas humanas mais conhecidas no mundo, além de torres medievais e capelas.

O clima é tropical, o sol perdura por aproximadamente 12h durante o dia e a temperatura média durante o ano se aproxima muito à temperatura de São Paulo, porém, com seu ápice entre os meses de Junho e Setembro.

Você encontrará passagens aéreas saindo de São Paulo por R$ 5.000,00 em média, ida e volta por pessoa.

Custo médio diário com acomodação, 3 refeições e transporte para um viajante mediano: R$ 310,00.

Custo médio diário com acomodação, 3 refeições e transporte para um viajante high-end (luxo): R$ 700,00.

See you soon!

Julio Souto

Coluna Viagem

Campineiro, administrador, apaixonado por música, musculação, viagens, bares, café e Excel. Já foi professor voluntário de informática para pessoas carentes. Atualmente mora em Londres e passa o tempo livre fotografando a cobiçada cidade. Email:juliosouto@me.com Instagram: @soutojulio