Crítica de Cinema por Vicente Neto - Filme - The Giver - O doador de memória

“The Giver” (“O Doador de Memória”)


Filme se passa numa comunidade, onde as pessoas são desprovidas de coisas ruins (doenças, e até tempo frio!), e também de memórias, nem emoções. Na infância, as pessoas vão aprendendo as coisas para depois, saberem, em sua formatura, qual ‘profissão’ terão.

Uma única pessoa guarda todas as memórias (e sentimentos e afins) e, quando na formatura, um dos personagem principais descobre que será o “receptor de memórias”, ele vai receber deste (o tal “doador de memórias”) tudo o que ele sabe, sejam elas memórias boas ou ruins. Numa dessa, ele acaba querendo sair daquele lugar onde vive e levar seus amigos de infância. (Fora da comunidade, existe um lugar desconhecido, uma floresta, que dali, ninguém nunca passou).

Apesar de ter um elenco de peso, “Oscarizados”, o filme é bem fraco. O enredo é interessante, mas não decola... filme rápido e bobo. Espere passar na Sessão da Tarde. 

Vicente Neto

 

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.