O dólar ultrapassará os R$ 2,50 – Comprar ou Vender? É investimento? Por Rodrigo Teixeira Mendes

Olá à todos!

Você comprar dólares em casa de câmbio ou investe em contrato de dólar na BM&F Bovespa – Bolsa de Valores? Se tem dívidas em dólares, qual a melhor aplicação?

Quem apostou na alta do dólar (desvalorização do real) em setembro de 2014 terminou o mês com ganhos de +9,34%

!Há alguns meses se indica a compra de dólar no caso de aumento da probabilidade de reeleição da Presidente e de aumento dos juros lá nos EUA. Isso chama-se no jargão do mercado Hedge.

 A última vez que o dólar teve uma alta considerada foi em setembro de 2011. O mundo estava com receio da Grécia decretar um calote na sua dívida pública e isso ocasionaria um impacto negativo em todas as economias do mundo. 

Para que entenda e invista o dólar, segue algumas dicas:

 

Dólar para Viagens:

Curto prazo: Para quem pretende viajar nas próximas semanas, comprar o dólar agora ou pouco antes da viagem não deve fazer muita diferença, já que enquanto o cenário eleitoral não se definir e os EUA não indicarem o caminho da taxa juros haverá essa oscilação, principalmente para cima.

Médio e Longo Prazo: Para aqueles que irão viajar em alguns meses, se recomenda comprar dólares aos poucos. Se a viagem for daqui a 6 meses ou 10 meses, o interessante é comprando a moeda mês a mês. Garantir um preço médio da cotação é muito mais vantajoso do que tentar adivinhar quanto estará a moeda daqui 12 meses.

Dólar para Investimentos (Contrato de Dólar na BM&F Bovespa – Bolsa de Valores)

Caso queira investir em dólar (contratos) tem que antes de tudo ter uma instituição financeira que forneça o serviço (Corretoras, Bancos de Investimentos). O valor inicial para esse tipo de investimento é de R$ 1.000,00, mas fica a critério da instituição estabelecer um piso maior (dúvidas sobre instituições, envie um e-mail).

Fique atento as taxas de administração cobradas, questão que deve ser bem equilibrada na escolha onde investir e a avaliação sobre as vantagens da aplicação. 

Outro fator importante é a questão de tributação referente ao Imposto de renda sobre o lucro que varia de 22,5% a 15% (Tabela Regressiva) dependendo do prazo da aplicação (se a aplicação for de curto prazo, as taxas cobradas podem não compensar o investimento). 

Tem dúvidas? Entre em contato.

Abraços e até a próxima semana

Rodrigo Teixeira Mendes

 

Graduado em Direito pela Universidade Paulista e Pós Graduado em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de possuir experiências na área financeira e comercial em empresas como Banco Itaú, RR Donnelley Moore, Camargo Correa. Atualmente tem atuação no setor financeiro e ministra cursos e palestras na área de Educação Financeira com foco na disseminação do conhecimento de produtos disponíveis no Mercado Financeiro (Finanças Pessoais, Renda Variável, Renda Fixa).

E-mail: rodrigo@valutainvest.com.br
Telefone: (19) 99626-1540 
(19) 2513-0103