Após um bom período de férias volto a escrever para essa prestigiosa Coluna de Meio Ambiente, trazendo excelentes notícias para nós campineiros, e, obviamente, para todos que moram nessa cidade.
Ontem foi completada a remoção das 11 torres de transmissão de energia elétrica que estavam instaladas na Avenida Baden Powell, no Jd. Nova Europa, divisa com o Parque Prado. Essas torres de alta tensão estavam desativadas há 20 anos e, quando funcionavam, levavam energia elétrica para a Estação Ferroviária da FEPASA ao lado do Viaduto Miguel Vicente Cury. A remoção faz parte de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado por uma Construtora com a Secretaria do Verde da Prefeitura de Campinas, devido a uma compensação ambiental.
Com a remoção completada, agora será elaborado um outro TAC, com uma outra Construtora que também tem uma compensação ambiental com a Secretaria do Verde para cumprir, onde será estipulada a construção de uma ciclovia de quase 1,5 km ao lado do corredor das mais de 300 árvores plantadas no meio do canteiro central da Avenida. Vai ser uma delícia pedalar nessa ciclovia.
Além dessa ótima notícia, essa semana será concluída a instalação de 10 postes de iluminação pública 100% a energia solar. Será a primeira vez na história de Campinas que será utilizada fonte de energia renovável para iluminação direta de postes em Praças Públicas. Não tem fios, o que não gera a necessidade de podar as árvores, e no fim do mês o dinheiro público não é usado para pagar a conta de luz. Isso é um exemplo de Desenvolvimento Sustentável.
O projeto também é fruto de compensação ambiental junto à Secretaria do Verde através de TAC.
E por final, informo que está previsto o início das obras da ciclovia no gramado da Av. Norte Sul ainda nesse mês de dezembro. Se você não tem bicicleta peça uma de Natal, o Verão de 2015 vai ser bom para quem quiser pedalar.
Dr. Marcos Roberto Boni
Advogado – OAB/SP – 137.920. Diretor do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria do “Meio Ambiente” da Prefeitura de Campinas. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA).