Klester Cavalcanti relata dias de terror que passou na
penitenciária central da cidade de Homs
Preso e torturado por seis dias na Síria, o jornalista brasileiro Klester Cavalcante conta detalhes da perigosa e emocionante experiência que viveu durante a cobertura da guerra no país árabe, neste sábado (04/10), às 09h30, em palestra realizada no Colégio Oficina do Estudante, em Campinas – SP.
Durante o encontro, Klester irá detalhar tudo o que viu e viveu, fatos chocantes que presenciou e como sobreviveu aos seis dias de sofrimento e tortura na penitenciária central da cidade de Homs, na Síria. O brasileiro chegou a dividir uma cela com outros 20 detentos e em meio a angústia escreveu sobre as suas sensações, seus medos e suas amizades, que aos poucos construiu neste cenário adverso.
Sua marcante história rendeu um livro: “Dias de Inferno na Síria”, lançado pela Editora Benvirá. Ganhador de dois prêmios Jabuti, um dos mais importantes da literatura, Klester chegou à Síria em maio de 2012 para registrar o conflito que começara em março de 2011. O que era para ser uma viagem de alguns dias para mostrar a ação dos rebeldes, se transformou em uma estadia em que o jornalista viu de perto as condições dos presos sírios.
Até hoje, Klester Cavalcanti foi o único jornalista brasileiro a entrar em Homs, a terceira maior cidade da Síria e uma das mais afetadas pela guerra. A palestra será aberta ao público, mas com vagas limitadas. Para participar é obrigatório confirmar inscrição pelo telefone: (19) 3241-6688.
Guerra na Síria
A guerra civil na Síria já dura mais de dois anos e meio e deixou aproximadamente dois milhões de refugiados, segundo a ONU. O número de mortos no conflito passa de 100 mil. A Síria assinou a Convenção de Armas Químicas, que proíbe o uso do armamento, depois de uma ameaça de intervenção internacional. Os EUA e outros países ocidentais, como França, discutiram a possível ação militar após o uso de armas químicas em um ataque em Ghouta, subúrbio de Damasco.
EUA, França e Grã-Bretanha concluíram que o governo de Assad foi o autor do massacre de 21 de agosto de 2013, que deixou 1.429 mortos, sendo 426 crianças. Após um acordo entre EUA e Rússia, o governo de Assad se comprometeu - para evitar a intervenção internacional - a assinar o tratado e permitir que o arsenal químico sírio fosse destruído. Relatório das Nações Unidos classifica a guerra síria de "grande tragédia do século 21".
Sobre a Oficina do Estudante
A Oficina do Estudante foi fundada em 1995, na cidade de Campinas-SP, com a proposta inicial de atender a estudantes que buscavam melhorar o desempenho escolar ou aprofundar conhecimentos. Já em seu segundo ano de vida, foi aberta a primeira turma Pré-Vestibular da Oficina, com uma proposta inovadora para a época: salas com número reduzido de alunos, com o propósito de facilitar a integração entre estudantes e professores. Desde então, os resultados alcançados tem sido surpreendentes, com excelentes índices de aprovação nas principais Universidades públicas do Brasil, sobretudo na Unicamp.
Atualmente, a Oficina do Estudante é referência nacional em qualidade de ensino, utilizando o Sistema Didático Etapa e contando com professores formados nas melhores Universidades do Brasil, muitos deles com título de mestre e/ou doutor. Nos últimos 5 anos, oferecendo carga horária diferenciada de plantões de dúvidas e simulados periódicos, a instituição conseguiu contribuir para aprovação de mais de 3.000 jovens nas melhores Universidades públicas, com destaque para Unicamp - 5% das vagas oferecidas anualmente por essa universidade são ocupadas por ex-alunos da Oficina do Estudante, todos eles provenientes de sua única unidade localizada na Avenida Brasil em Campinas.
Em 2010, a Oficina do Estudante implantou o “Colégio Oficina do Estudante”. Sua proposta pedagógica é fundada na necessidade de preparar globalmente os estudantes, desenvolvendo tanto seus aspectos cognitivos quanto seu potencial social e afetivo. Assim, o colégio Oficina garante a seus alunos a conclusão da educação básica e o melhor preparo para o ingresso direto nas grandes Universidades públicas.
Serviço:
"Dias de Terror na Síria"
Data: 04/10/2014
Local: Arena Oficina – Avenida Brasil, 601 – Bairro Guanabara
Horário: 09h30
Assessoria de Imprensa – Oficina do Estudante
Cauê Mota
(19) 3241-6688
(19) 9 - 9399-1424