Seja Compatível com a Vida

Qual seria sua reação ao saber que sua saúde pode depender de apenas uma pessoa, entre 100 mil? Se sua resposta foi PROCURAR, você vai se identificar com a Suelen Sequi. Desde 2006, a jovem mineira, formada em publicidade, luta contra uma leucemia. Após a primeira recaída, em 2011, seus colegas de faculdade sugeriram a criação de uma campanha pelo Facebook chamada “Seja Compatível com a Vida” [link: www.facebook.com/SejaCompativelComAVida].

 

O objetivo é informar, minimizar os mitos e incentivar o cadastro de voluntários interessados em serem doadores. Não somente para a Suelen, mas para milhares de pessoas que procuram por um doador compatível. Afinal, o transplante de medula óssea é o tratamento de um conjunto de cerca de 80 doenças como anemias, linfomas, doenças autoimunes e leucemias.

O Brasil tem o terceiro maior cadastro de doadores de medula óssea do mundo, com 3,7 milhões de pessoas (1,85% da população brasileira). A chance de se identificar um doador compatível na fase preliminar é de 88% e, ao final de todos os exames, 64% tem doador compatível confirmado. Em outras palavras, as chances de encontrar um doador compatível é de 1 para 100 mil pessoas.

Para Suelen, a forma de doação ainda é pouco divulgada, o que reduz o número de voluntários e aumenta o tempo de espera para encontrar um doador compatível. “Assim como muitos, eu não tinha ideia que a doação era tão simples e poderia salvar a vida de uma pessoa. Acreditava que era um processo cirúrgico muito arriscado (para o doador) assim como muitos ainda acreditam”, explica a publicitária sobre os objetivos de criar a campanha.

Para ajudar nessa missão, selecionamos algumas informações relevantes:

-       O cadastramento do candidato a doador é realizado após uma entrevista e um exame de histocompatibilidade, para o qual são colhidos somente 10ml de sangue;

-       É  preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em boas condições de saúde;

-       Uma vez confirmada a compatibilidade, o doador será consultado para decidir quanto à doação;

-       O procedimento de doação leva em torno de 90 minutos, mas o doador fica internado 24 horas devido a anestesia, que poderá ser peridural ou geral;

-       A medula do doador se recompõe em apenas 15 dias.

Todas as dúvidas sobre o cadastro e a doação podem ser sanadas no site do REDOME: http://redome.inca.gov.br/

Andrea Vargas
Ágatacom
(19) 3367.0038 | (19) 996.054.065
www.agatacom.com