Fotografia bacana é fotografia impressa! Coluna Fotografia por Cacá Dominiquini

Comecei a fotografar há 5 anos, e a linha que sigo na fotografia é chamada Lifestyle. É um tipo de fotografia em que o fotógrafo retrata o estilo de vida das pessoas com naturalidade. São feitas fotografias, onde as pessoas não posam e são retratadas de uma forma bastante natural, em sua maior espontaneidade. Encantam-me os sorrisos, a alegria e as expressões faciais.

Um tema muito discutido no meio fotográfico hoje em dia, é questão das fotos que não são ampliadas no papel e ficam armazenadas em diversos dispositivos. Nunca se fotografou tanto na história! Hoje qualquer pessoa tem uma câmera fotográfica, seja ela no celular ou câmeras compactas (que são as câmeras comuns que todo mundo usa).

A facilidade para se carregar um equipamento como esse, faz com que todos se tornem fotógrafos e, consequentemente, ocorre um grande aumento na produção fotográfica mundial. É um bombardeio de fotos feitas a todo segundo, haja vista o sucesso de aplicativos para celular como Instagram, Snapchat, entre outros.

A grande questão que devemos refletir nos diz respeito às fotos feitas digitalmente que ficam armazenadas em computadores, celulares e até em relógios (que conheci recentemente), dispositivos esses que fazem com que elas existam somente no virtual e não fisicamente.

Estamos perdendo o hábito de ampliar essas fotografias, deixando-as perdidas no tempo e espaço. Posso contar nos dedos as empresas que trabalham com ampliação de fotos digitais aqui em minha cidade (Campinas – SP).

Rondam-me algumas preocupações: O que será dessa nova geração que só tem as fotos virtuais? Como esses jovens vão preservar sua história através das imagens do passado, se armazenam suas lembranças unicamente em dispositivos descartáveis?

O papel fotográfico é extremante durável, preservando assim as imagens por muitos e muitos anos.

Outra questão que se deve ter uma atenção redobrada é o hábito de fazer backups. Para quem não sabe, backup nada mais é do quer ter cópias de suas fotos em HDs externos, DVDs, CDs. Os dispositivos mais seguros para as cópias são os HDs externos, DVDs ou Blu-ray. Mas chamo a atenção de todos: guardem várias cópias de seus dados e fotografias em pelo menos 2 dispositivos diferentes, porque não é seguro ter backup em um lugar só, devido aos riscos de roubo, incêndio ou até mesmo uma avaria no dispositivo que o impedirá de funcionar.

Hoje em dia não nos reunimos mais em volta de uma mesa, cheia de álbuns fotográficos, revivendo a nossa história. Lembro-me de quando era pequena, em nossa casa fazíamos essas reuniões familiares ao redor das fotos de nossa família: os álbuns e as fotografias ampliadas nos levavam ao passado e nos faziam reviver os momentos especiais vividos tão intensamente… Que delícia poder relembrar…

Meus contatos:

Cacá Dominiquini Fotografias
Tel: (19) 9 9839-5555

www.cacadominiquini.net

www.facebook.com/cacafotografias

www.periscope.tv/cacdominiquini

http://cacafotografias.blogspot.com/

Instagram: @cacadominiquinifoto