Processo de reconstrução da Campinas Decor segue em ritmo acelerado para reabertura da mostra no dia 24 de junho

Processo de reconstrução da Campinas Decor segue em ritmo

acelerado para reabertura da mostra no dia 24 de junho

Evento terá sua permanência prolongada até 24 de julho

 

Organização, expositores, fornecedores, patrocinadores e parceiros da Campinas Decor trabalham em ritmo acelerado para a reconstrução da edição 2016 da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo, fortemente atingida pelo temporal da madrugada de 5 de junho. Fechado temporariamente para o reparo dos danos, o evento será reaberto à visitação no dia 24 de junho, sexta-feira, a partir das 14h, e terá sua permanência prolongada até 24 de julho.

“Formou-se uma corrente de solidariedade em torno da Campinas Decor e estamos todos trabalhando interruptamente para o que o evento reabra tão bonito quanto antes e volte a encantar os visitantes”, afirma Stella Pastana Tozo, uma das organizadoras da mostra. Sua sócia, Sueli Cardoso, complementa que valerá a pena conferir o resultado, após o dia 24. “Quem viu as imagens dos estragos com certeza ficará impressionado de ver tudo reerguido. Conseguiremos refazer tudo e a única perda irreparável serão as árvores que infelizmente foram derrubadas”, explica.

Houve estragos tanto na parte interna quanto externa da mostra, que está sendo realizada no prédio Palácio de Cristal, localizado no Lago do Café, bairro Parque Taquaral, uma das regiões mais afetadas pelo fenômeno climático registrado na cidade. Segundo a organização, pelo menos oito árvores na área do evento foram derrubadas, além de outras do parque, 21 vidros quebraram e 38 ambientes, de um total de 52, foram afetados, sendo que desse total, dois foram totalmente destruídos e tiveram que ser recomeçados do zero. Outros três também tiveram estragos muito significativos e oito foram bastante danificados, enquanto os demais tiveram problemas em menor proporção.

Também houve danos nas instalações elétrica e hidráulica, que tiveram que ser refeitas em tempo recorde pela organização. Os restos das árvores caídas foram retirados, os novos vidros já estão encomendados e agora os expositores dos espaços atingidos trabalham na reconstrução dos mesmos.

Além do mutirão para os trabalhos, com especial apoio aos expositores que tiveram os espaços mais afetados, as organizadora comentam sobre o engajamento de amigos e da população. “Criamos um grupo no WhatsApp, com o nome de Campinas Decor Solidária e foi impressionante o número de pessoas interessadas em ajudar. Temos uma média diária de 200 mensagens no grupo, todos na busca de parceria para os que mais sofreram com a situação”, conta Sueli.

Entre as diversas formas de apoio, a organização está rifando um TV para arrecadar recursos aos ambientes mais afetados.

Aberta ao público no dia 13 de maio, a edição 2016 da Campinas Decor tem sido considerada uma das mais belas da história de 21 anos do evento. São 52 ambientes internos e externos preparados por 73 dos mais renomados profissionais do segmento em Campinas e região.