Estou muito honrado e feliz em poder voltar a ser colunista deste conceituado Blog/Site de variedades repleto de conteúdo e bom gosto. Muito grato à Raquel Baracat pela nova oportunidade.
Começo escrevendo meu depoimento pessoal, pois ele é o exemplo de que é possível realizar um trabalho profissional dentro de uma Organização Não Governamental séria e com cunho social. Colocar em prática nossos conhecimentos profissionais, aliados à força do trabalho voluntário, para mim é, com certeza, uma fórmula de grande sucesso, pois podemos ao mesmo tempo ajudar e ser ajudados.
No ano de 2001, eu era um empresário bem sucedido, atuando no comércio de artigos para informática e, num final de semana, lendo o jornal da cidade, me deparei com uma matéria que muito me impressionou. Ela mencionava que pessoas comuns, dentro de um trabalho voluntário, se vestiam de palhaços para visitar crianças em hospitais e, no intuito de conhecer um pouco mais este trabalho, fiz contato com a fundadora e coordenadora do projeto, Walkiria Camelo que prontamente me acolheu e me cativou com a sua ideia, de tal forma que abracei a causa e, até hoje, 16 anos depois, continuo cada dia mais apaixonado pelo trabalho.
Há 16 anos trabalhando na Hospitalhaços, sendo que destes, os últimos 8 anos atuo como Gestor do Projeto, aprendi muitas coisas e tive a imensa felicidade em poder implementar um processo de profissionalização da organização. Colocar minha experiência de gestor numa empresa do Terceiro Setor foi a melhor experiência da minha vida, visto que tudo funcionou muito bem. Entendi que as ONGs (empresas do Terceiro Setor) podem e devem profissionalizar seus processos, podendo assim ser melhores e mais eficazes no cumprimento de sua missão.
Nestes últimos anos, em conjunto com uma equipe de Conselheiros, Coordenadores e Voluntários, implantamos uma gestão eficaz, realizada através da departamentalização da organização. Essas mudanças possibilitaram a melhoria de todos os processos e trouxeram um crescimento ainda maior dos números de nossas atividades e também na qualidade de nosso trabalho.
Fazer parte deste projeto maravilhoso é motivo de muito orgulho e felicidade. Atualmente a ONG Hospitalhaços, é referência em humanização hospitalar, sendo reconhecida como a maior Ong de palhaços humanitários do país. A Hospitalhaços realiza suas atividades em 24 hospitais, em 15 cidades do Brasil, beneficiando mensalmente mais de 30 mil pessoas. Tem como missão levar dignidade, amor e alegria aos pacientes, acompanhantes e toda equipe de saúde.
Posso afirmar aos leitores que trabalhar numa Ong é uma experiência incrível que pode transformar sua vida. Seja como profissional remunerado ou como voluntário, vale muito a pena se sentir realizado e fazer a diferença no mundo.
Fica aqui meu convite, conheça mais sobre o assunto, pense nas possibilidades e se permita!
Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela matéria, envie email para: marioeduadopaes@gmail.com
Mario Eduardo Paes*
* Mario Eduardo Paes é palhaço humanitário há 16 anos e atua como Coordenador Geral da Ong Hospitalhaços há oito anos, graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Pública e especialização em políticas públicas. Cursou Gestão Contábil e Financeira do Terceiro Setor pelo Senac Campinas. É membro da ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos), organização onde participa de diversos grupos e cursos sobre o tema. Atua também como Life Coaching e ministra Palestras em Escolas e Empresas com diversos temas ligados ao Terceiro Setor e ao comportamento humano.