Posso cortar a unha do meu gato? Coluna Vida de bicho por Isadora dos Reis Casline

Sobre o corte de unha em gatos:

O corte de unha é diferente da RETIRADA da unha, esse sim, um procedimento que causa sofrimento ao animal. No corte apenas se retiram as pontas para que o animal não fique preso pela unha em lençóis, nem se machuque ao se coçar ou ainda se tiver convivência com outros animais, não acontecer nenhum acidente. Existem ainda unhas que crescem muito e acabam entrando no coxim ( almofadinha), causando dor e inflamação e aí o animal não consegue nem andar. Mesmo animais que tenham arranhadores em casa e gastem as unhas, pode ser que haja a necessidade do corte.
” Ah , mas a unha é a proteção do gato quando ele sai na rua, porque isso é um instinto felino e gatos que não saem na rua são infelizes”. NÃO, isso não é verdade.

O gato é um animal muito adaptável, portanto se o ambiente pra ele estiver rico em arranhadores, prateleiras pra  escalar e afins, ele será um bichano feliz. Deixar um gato com acesso direto a rua é simplesmente condena-lo à uma expectativa de vida menor, pois com certeza será um animal com grandes chances de atropelamento, envenenamento, adquirir doenças graves e ainda ser vítima da maldade humana. Portanto, se você ama seu gato, deixe-o dentro de casa com tudo o que ele precisa.

Mais dúvidas?? Acessem a página Na casa do bicho- Isa Casline Veterinária e me sigam também no instagram:@nacasadobicho

Isadora dos Reis

Coluna Vida de Bicho

Formada em dezembro de 2001, pela Fundação de Ensino Octavio Bastos, em São João da Boa Vista. Especialização em clinica medica de pequenos animais e dermatologia veterinaria. Área de clinica médica e atendimentos personalizados em domicílio na zona norte  e central de São Paulo e também em Guarulhos.Contato: isacasline@gmail.com