Iniciativa internacional “The Street Store” será realizada em Campinas neste domingo (19/05)

Ação espera atender cerca de 350 pessoas em situação de rua e será realizado pela CISV das 9 às 12 horas, em frente à Catedral, no Centro da cidade

 

Uma iniciativa internacional chamada The Street Store ganha cada vez mais força no Brasil. De uma ideia simples, a de doar roupas a quem não tem, surge uma ação que visa ao resgate da autoestima e de dar a possibilidade de escolha à população em situação de rua. A diferença dessa iniciativa é que as peças são penduradas em cabides, araras e estantes, como se fosse uma grande loja a céu aberto, e o público-alvo tem a oportunidade de escolher o que gostaria de vestir, como se estivesse em uma loja fazendo compras.

“É uma oportunidade de os beneficiados escolherem. Não é o que você dá. Eles escolhem o que é melhor para si”, diz Carolina Padilha, presidente da CISV Campinas, organização que realiza essa ação no próximo domingo (dia 19 de maio), entre 9 e 12 horas, para pessoas em situação de rua da cidade. Calcula-se que cerca de 350 pessoas serão atendidas nessa iniciativa, que ocorrerá em frente à Catedral, no Centro.

Os preparativos já estão acontecendo desde fevereiro, com a coleta de doações e separação do material. “Quase 50 voluntários ajudaram a criar pontos de coleta, realizaram campanhas em escolas, condomínios, empresas, fizeram a triagem e a separação das doações. O total de pessoas em situação de rua tem crescido na cidade nos últimos tempos. Agora, com a chegada dos meses mais frios do ano, a situação dessas pessoas fica ainda mais difícil.”

A história do The Street Store começou na Cidade do Cabo, na África do Sul. No Brasil, a ideia já foi replicada em muitos eventos em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco. Em 2017 e 2018, o CISV Campinas realizou ações como essa na cidade, quando foram atendidas 460 pessoas e distribuídos 4 mil itens de vestiário – entre roupas, sapatos, acessórios e mochilas – e 447 kits de higiene.

Segundo Carolina, os números não conseguem dimensionar o quão gratificante e o que representa esse dia para todos os envolvidos. “Nesta edição, além de nossos voluntários, contamos com a parceria da Escola Americana de Campinas (EAC) e de outras organizações e programas que atuam com essa população na cidade para realizar a divulgação, como: Consultório na Rua; Centro POP I e II e Casa da Cidadania.”

 

Sobre a CISV

CISV é a sigla de Children’s International Summer Village, uma organização sem fins lucrativos, independente, apartidária e voluntária, que promove a educação para a paz e amizade intercultural, concebida em 1946 pela psicoterapeuta de crianças Doris Allen. Hoje, a CISV está presente em mais de 60 países e, desde 1951, mais de 190 mil pessoas participaram de pelo menos 5 mil atividades internacionais. No Brasil, está presente com unidades em Salvador, Rio deJaneiro, CampinasSão Paulo, São José dos Campos, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, Araraquara e Vitória.

A unidade de Campinas existe desde 1989 e atua com 265 voluntários. Saiba mais: http://cisv.org.br/v1/home