Você sonha com um casamento, mas tem a sensação de que isso não vai acontecer?

Se você tem o sonho de se casar, mas o tempo está passando e nada acontece para  que sequer chegue perto de ter um relacionamento, quero convidar a responder a seguinte pergunta: O que é casamento para mim?

Para muitas pessoas, casamento é um tanto perigoso, traz a tona muitos medos. E isso tem muito a ver  com as próprias vivências, e principalmente, com como foi possível compreender essas vivências e as relações desde a infância. E o que torna tudo isso muito mais complexo é que esse entendimento das relações, fica muito bem guardado, escondido mesmo,  podendo fazer  alguém  querer casar conscientemente, mas inconscientemente, não querer.

E quando temos um desejo e um “não desejo” pela mesma coisa, o que ganha é a parte que não sabemos que está escondida dentro de nós. Isso faz com que fiquemos agindo contra a realização de nosso próprio sonho.

Nosso pior inimigo é a parte desconhecida dentro de nós mesmos. Somente a partir do conhecimento do inimigo conseguiremos combatê-lo.

Não deixe seu sonho morrer no mar dos conflitos inconscientes! Esses conflitos desconhecidos são os maiores responsáveis pelas nossas dores e frustrações.

Percebe o quanto está trabalhando involuntariamente contra si mesmo? Contra a realização dos seus desejos? Isso acontece porque a sua parte desconhecida por você mesmo prevalece, dizendo “não” ao que aparece na consciência como aquilo que mais deseja.

Comece a lutar contra isso, buscando refletir sobre suas atitudes frente às pessoas que “entram” em sua vida. Reflita a respeito do perfil que elas costumam ter. Esse perfil se repete em diversas pessoas, com as quais não é possível prosseguir para a formação de uma família?

Se sua resposta é “sim”, busque ajuda profissional, mergulhando em si mesmo com a companhia de um psicólogo bem indicado, em seu mundo interno, para que deixe de ser refém deste seu principal inimigo.

Seu maior pesadelo precisa se transformar em sonho e este último deve tornar-se realidade. Você merece!

Leticia Kancelkis

Coluna Psicologia

Formada em Psicologia desde 1999, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica de referencial Psicanalítico pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Autora dos livros: “O Sol Brilhará Amanhã: Anuário de uma mãe de UTI sustentada por Deus” e “Uma menina chamada Alegria”. Atua como Psicóloga Clínica, atendendo também por Skype. Contato: leticia.ka@hotmail.com