Em novo livro, Sandra Sahd conta história de pessoas e instituições que estão mudando o mundo

A primeira obra pós-pandemia da autora tem o objetivo de estimular as pessoas ao movimento de mudança, lançamento vai ocorrer às 19h do próximo dia 23 de junho (sexta-feira), na sede da Embaixadores da Prevenção, em Campinas, data em que também será aberta uma exposição sensorial para todas as idades

No último dia 15 de novembro de 2022, a população mundial chegou a 8 bilhões de habitantes. E com tanta gente espalhada pelo globo, impossível contar e conhecer a história por trás de cada vida. A parte possível está no fato de se destacar ações que sobressaem ao bem-estar comum. E é justamente acerca do todo que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Agenda 2030, um plano global para que, até lá, alcancemos um mundo melhor para todos os povos e nações. Sob este pano de fundo, nasce “Uma Vida em Cada História”, novo livro de Sandra Sahd que registra histórias de pessoas engajadas nessa construção com um objetivo inspirador: fazer com que cada ser humano entenda sua importância e o quanto o engajamento individual influencia o coletivo, estimulando um movimento de mudança que colabora para o alcance da Agenda 2030.

O primeiro livro escrito pela autora no pós-pandemia será lançado às 19h da sexta-feira, 23 de junho, na sede da Embaixadores da Prevenção, em Campinas. Parte do evento, uma exposição sensorial será montada no local, com foco especial aos jovens e adolescentes. A instalação artística poderá ser visitada de 24 a 30 de junho, das 09h às 16h, de graça. “O público vai trilhar o caminho das virtudes, experienciando como suas próprias atitudes podem mudar o mundo. Para firmar esse compromisso, uma árvore de galhos secos ganhará vida com o comprometimento de cada pessoa que passar por ali”, conta Sandra.

Disseminadora do “Mundo de Virtudes” desde 2011, Sandra planeja encorajar a transformação progressivamente, até 2072. Acreditando na importância e na potência do ser humano no processo de mudança, desenvolve ações de expressão artístico-cultural ancoradas na divulgação, na sensibilização e no aprendizado de uma conduta reflexiva e criadora do bem para diferentes públicos. Parte deste trabalho, incluindo os bastidores de anos de democratização cultural, poderá ser acompanhado na exposição, criada para tangenciar um movimento de conscientização: “Tenho percebido que as pessoas não compreendem a dimensão e a importância que essa agenda, proposta pela ONU em 2015, tem para a sociedade. Em função disso, precisamos reforçar e evidenciar tudo o que está sendo bem feito com comprometimento e coragem, por centenas de pessoas. Por isso, neste primeiro volume, divido quatro iniciativas que abrangem áreas diversas, mas que dizem respeito a todos nós e que pedem, igualmente, o envolvimento de todos”.

Apesar de não ser o foco da história, o ESG está presente na obra exatamente pela atuação das pessoas e organizações escolhidas, as quais ilustram os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) de números 4 (educação de qualidade), 15 (vida terrestre), 16 (paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias e meios de implementação). Fazem parte do livro Suzana Machado Pádua (Instituto IPÊ), Luccas Soares (Instituto Anelo), Elisângela Cristina (Instituto Martinelli) e Carlos Eduardo da Silva (Instituto Cotolengo). Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, “Uma Vida em Cada História” é realizado pelo Ministério da Cultura com patrocínio da GEA Brasil e produção cultural da Cacho de Ideias.

O livro, a exposição e os próximos volumes “Uma Vida em Cada História” envolve quatro relatos de experiências exitosas e marcantes que estão sendo executadas no estado de São Paulo, as quais destacam a capacidade humana de criar ações que impactam e mobilizam a transformação, revelando a potencialidade do fazer que irrompe os modelos de diversidade. Com fotos de Jackie Goulart, o livro - que será distribuído gratuitamente - retrata a essência da coletividade em palavras e imagens. A exposição, que terá nos alunos de escolas públicas do município seus convidados especiais, propõe uma imersão sensorial que acolhe e abraça a importância do fazer de forma lúdica e atrativa.

Embora o primeiro livro esteja ainda em vias de ser lançado, Sandra já tem os próximos três volumes planejados: “Dessa vez, falamos com pessoas que estão se movimentando em São Paulo. O próximo passo é visitar outras regiões brasileiras que tenham contribuído para este movimento de mudança. Depois, vamos para a América Latina e, por fim, a Auroville, na Índia, ponto inicial desse projeto lindo e necessário, que pretende inspirar as pessoas para ações e atitudes positivas que nos permitem viver mais e melhor”. A expectativa da autora é que os próximos volumes sejam lançados um a um até 2026, ano em que almeja falar com Bill Gates sobre as iniciativas que, de fato, mudam o mundo. “Quem participar da exposição vai me ajudar com este sonho. Vamos fazer um barulho para que os grandes investidores possam viabilizar ideias inovadoras e aplicáveis a toda a sociedade”, conclui Sahd.

SERVIÇO - “UMA VIDA EM CADA HISTÓRIA - VOL. 1” Lançamento Quando: Sexta-feira, 23 de junho de 2023, às 19h

Onde: ONG Embaixadores da Prevenção | Av. Palmital, 129, Sala 1, Jd. Flamboyant - Campinas/SP Exposição Sensorial

Quando: De 24 a 30 de junho, das 09h às 16h ENTRE ASPAS •

Comunicação com Propósito Patrícia Nascimento • (19) 9.8922-8049 • contato@entreaspas.jor.br

Onde: ONG Embaixadores da Prevenção | Av. Palmital, 129, Sala 1, Jd. Flamboyant - Campinas/SP Eventos Gratuitos Acessível para PCDs

Sobre Sandra Sahd: Escritora há mais de dez anos, tem 16 obras lançadas, incluindo ‘A Menina Centopeia’, ‘O Encanto da Minhoca’ e ‘A Doce Valente’ – que são provenientes de projetos incentivados. Formada em Educação Física pela UNICAMP, é graduanda em Direito pela Unitá. Comunicadora nata, é apaixonada pela arte de entrevistar pessoas e dividir conhecimento, principalmente relacionados às virtudes, nos livros que escreve. Sandra, que já foi apresentadora de TV, é também captadora de recursos, gestora cultural e fundadora da organização social Embaixadores da Prevenção. Sobre a GEA Brasil: A GEA é um dos maiores fornecedores de tecnologia para a indústria de processamento de alimentos e de uma ampla variedade de outras indústrias. O grupo global é especializado em maquinaria e plantas, assim como em tecnologia e componentes para processamentos. A GEA fornece soluções sustentáveis para processos de produção sofisticados em diversos mercados de usuários finais e oferece um portfólio abrangente de serviços.