Um cão olha para uma mulher enquanto lhe é oferecido água após ter passado vários dias sem. Latidos e ganidos podem ser ouvidos de toda parte, vindo de animais assustados e confusos, muitos deles feridos e alguns lutando para respirar. Veterinários trabalham freneticamente conforme a escuridão cai sobre o campo lotado. As informações são da Humane Society International.
Inúmeros animais sequestrados, juntamente com um cão policial, foram descobertos pela ONG na semana passada entre os 3.280 cães com destino a serem mortos para o mercado de carne de cachorro da China. Apesar das sufocantes temperaturas do verão, eles estavam densamente embalados em pequenas gaiolas de arame.
Esta operação de resgate massiva e sem precedentes demonstra claramente a oposição pública à indústria de carne de cachorro na China, que dá origem ao roubo de cães, à falsificação de documentos e outras atividades ilegais. A HSI, cuja campanha contra esse comércio tem realmente alcançado um grande impacto, pretende continuar trabalhando para acabar com esse mercado horrível: ”Lutar contra o comércio de carne de cães é difícil, mas esse enorme resgate nos trouxe um grande encorajamento. Não vamos parar até que acabe, e espero que você esteja conosco a cada mês, para que possamos ver o fim desta crueldade em um futuro não muito distante”.
A ONG está trabalhando com líderes governamentais e grupos parceiros em toda a Ásia para por um fim à prática. Para isso, ela está pedindo a colaboração das pessoas com doações e outras formas de ajuda. Para saber como ser um “Street Dog Defender”, acesse o site da campanha e veja como ajudar.
“Você pode ser uma parte desse importante progresso. Como um ‘Street Dog Defender’, você receberá e-mails com atualizações sobre a nossa campanha para colocar um fim ao comércio de carne de cães, e de todas as formas a sua contribuição estará ajudando cães em situação de rua por todo o mundo. Junte-se a nós e ajude a evitar que mais animais sofram”, diz a ONG em um comunicado.
Agnes Nääs
Servidora Pública Federal. Autora da fan page Amor de Bicho-MS. Ex radialista da Rádio Ataláia de Campo Grande-MS, na qual era responsável pelas matérias destinadas à saúde animal, prevenções de doenças e posse responsável.
Desde criança é apaixonada por animais, mas somente quando se mudou para Campo Grande-MS teve contato com outros protetores, veterinários e autoridades do ramo da saúde animal.