In The Heart Of The Sea (título em Português “No Coração do Mar”)
Eu não sabia mas este filme conta a história de fatos verídicos que inspiraram o livro Moby Dick, sobre a famosa baleia gigante.
O enredo do filme é um dos sobreviventes do naufrágio do navio baleeiro Essex, o qual afundou devido ao ataque de uma grande baleia, contando a história para o escritor que futuramente iria escrever o famoso livro.
O navio baleeiro Essex saiu em busca de óleo de baleia, o que na época, era o que trazia luz para o novo mundo, que mantinham as lamparinas acesas. Com o objetivo de trazer uma quantidade muito grande deste óleo, o navio foi até um lugar arriscado, no meio do Oceano Pacífico, na altura da linha do Equador. Lá, realmente havia inúmeras baleias, mas também, a gigante que destruiu o navio, deixando toda a tripulação meses à deriva, em três botes menores.
Vale assistir! Se realmente houve uma baleia gigante ou não, eu não sei, mas que este filme mandou bem com os efeitos e história, mandou sim! Infelizmente, mostra também, como era terrível o que faziam os navios baleeiros.
By The Sea (título em Português “À Beira Mar”)
Sem saber do que se tratava, fui assistir ao segundo filme do casal ‘BrAngelina’, e com direção dela. E achei meio enrolado e devagar.
O filme se passa nos anos 70, acredito, em um balneário francês, onde o casal vai passar um tempo, enquanto a personagem de Brad Pitt, escritor, vai se inspirar para escrever seu próximo livro. A personagem de Angelina, uma ex- dançarina, passa quase todo o tempo no hotel, pois seu marido fica quase todo o tempo também, no restaurante do hotel, conversando com seu proprietário, buscando a tal inspiração. O casal passa por problemas no relacionamento, mais por conta dela, que não quer conversar sobre um problema que eles tiveram no passado.
Ao conhecer um casal de recém-casados, hospedados no mesmo hotel, eles tentam resolver o problema conjugal.
Apesar do local ser muito bonito, uma bela fotografia, o filme é longo e lento demais. Começa a cansar um pouco, mas não chega a ser chato, não. Só cansativo.
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.