Dica de livros - Os moedeiros falsos de André Guide
"Os Moedeiros Falsos tem como personagens Bernard, Olivier e Édouard. O intelectual Bernard é o filho que sai de casa para tentar encontrar a si mesmo. Olivier é seu melhor amigo, que oscila entre a vaidade e a insegurança. Quem narra a história é Édouard, um alter ego de Gide, tio de Olivier e escritor que planeja um livro chamado Os Moedeiros Falsos. Ele produz um diário acerca das ideias relacionadas ao processo de escrita e esta é a chave para o efeito “abissal” da prosa de Gide, como dois espelhos colocados um diante do outro, refletindo imagens ao infinito. O texto funciona como um exercício de metalinguagem, nas palavras do editor Leandro Rodrigues, da Estação Liberdade, usada por Gide com o objetivo de fazer um romance ao mesmo tempo que vê a validade de se fazer um romance.
"Os Moedeiros Falsos foi concebido como o ponto central de sua obra. No Diário..., é possível ver o trabalho que teve para criar os personagens, as hesitações que sentiu enquanto escrevia e suas concepções de arte”, diz Rodrigues.
O diário a que se refere o editor é o que torna a obra ainda mais intrigante. Diário dos Moedeiros Falsos traz Gide escrevendo sobre o seu processo de criação. Nele, é possível encontrar paralelos entre o que aflige o autor de carne e osso e o que preocupa Édouard, o narrador ficcional".
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/o-abismo-de-andre-gide-c1oz4cwxw4csvtp30iuhvzdqm
Dica de filme: Soul Surfer
Luciana Andrade
Bibliotecária e Psicologa formada há alguns anos.. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicologa voluntária . Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer , acreditar e principalmente sonhar.