Você é alvo fácil para golpes? Coluna Entretenimento por Milena Baracat

O bauruense Daniel Nascimento, de 28 anos, foi um dos hackers mais atuantes do país. Aos 15 anos invadiu servidores nacionais e internacionais de grandes empresas, indústrias e governos. Em 2004 atacou a rede Telemar deixando a Região Nordeste sem internet por uma semana. Em 2005 foi preso pela Polícia Federal na Operação Pontocom.

Sua incrível história virou o livro “DNpontocom - A Vida Secreta e Glamorosa de um Ex-Hacker” e, tudo indica, irá para o cinema em 2018.

Hoje em dia, Daniel trabalha com segurança digital e usa seu conhecimento para ajudar pessoas e empresas a se protegerem de ataques. Você sabia que a cada 17 segundos, há uma tentativa de fraude no Brasil?

Além de medidas simples de segurança, como usar senhas diferentes e ter um antivírus atualizado, o ex-hacker dá algumas dicas para evitar ciladas:

1.Cuidado com testes de Facebook e e-mails falsos, pois podem ser usados para capturar dados. Desconfie especialmente daqueles que oferecem grandes descontos para compra de produtos.

2.Não perca de vista documentos e cartões do banco quando solicitados, para que não sejam fotografados ou copiados.

3.Cuidado com as redes wi-fi desconhecidas, já que podem ter sido criadas para roubar seus dados.

4. No boleto, confira a numeração antes de confirmar um pagamento. Vírus pode alterar o número mesmo após a digitação.

5. Use senhas diferentes para cada serviço e anote em papel, não no celular ou computador.

6. Não empreste notebook ou smartphone. Mesmo sem intenção, ele pode voltar com vírus.

7.Grande parte das vítimas é formada por reincidentes, porque o criminoso pode ter instalado um vírus no computador. Nesse caso, o melhor a se fazer é formatar o computador, trocar as senhas e, em casos de fraude bancário, bloquear contas e cartões.

8. Rasgue recibos ou documentos com o número do CPF antes de jogá-los no lixo.

9. No computador, clique em “sair” ao deixar a página da internet banking e não no “x”.

Essas atitudes aumentam as chances de escapar de fraudes de identidade. Com o documento em mão, o fraudador pode abrir conta em banco, comprar produtos, financiar bens ou usar o nome em empresas de fachada, que aplicam outros golpes.

(Fonte: Serasa Consumidor. Saiba mais em: serasaconsumidor.com.br)

LIVRO: DNpontocom - A Vida Secreta e Glamorosa de um Ex-Hacker

O livro relata como Daniel Nascimento, considerado o maior hacker do Brasil, passou a usufruir de uma vida cheia de luxo e poder ao fazer parte de uma organização que invadia bancos, até ser preso e ver sua vida e de sua família virar um caos.

Uma ótima reflexão sobre as tentações de tomar o caminho das facilidades e do glamour, além da busca incessante por aceitação e auto valoração. Também nos mostra como o Brasil deveria lidar com a segurança de sistemas e com os talentos, geralmente jovens, que desafiam e encontram falhas nos sistemas.

(Fotos Reprodução)

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).  Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.