The Post (título em Português: “The Post: A Guerra Secreta”)
Esse é um daqueles filmes que gosto de assistir, mesmo sendo um tema que não seja tanto assim a minha praia. Meryl Streep, Tom Hanks e Spielberg, é um filme obrigatório rs
Kat Graham (Meryl Streep) é a dona (herdou de seu pai e finado marido) do The Washington Post, um jornal ainda local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores.
Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe do jornal, ansioso para conseguir alguma grande notícia, para fazer com que o jornal suba de patamar, se tornando um dos grandes do país.
O New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram sobre a atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono. O presidente Nixon decide, então processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. Essa proibição faz com que os documentos cheguem às mãos da equipe de Bradlee, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis do The Post, sobre a importância da publicação, de forma a defender a liberdade de imprensa.
Sem muito o que comentar. Muito bom filme. O que nem suspeitaríamos que não fosse, né?
Call Me By Your Name (título em Português: “Me Chame Pelo Seu Nome”)
Não havia me interessado muito em assistir a este filme, mas quando vi tantas indicações ao Oscar e muito se elogiou o filme, fiquei curioso.
Elio (Timothée Chalamet) é o filho único de um casal americano com ascendência italiana e francesa, que vivem no norte da Itália. No verão de 1983, o acadêmico americano Oliver vem se hospedar na casa, para ajudar o sr. Perlman em sua pesquisa de esculturas.
Aparentemente, inicialmente, Elio não gosta muito de Oliver, e até se sente incomodado com a presença do visitante. Mas com o passar dos dias, a relação deles se torna cada vez mais íntima e amorosa.
Elio é um garoto de 17 muito inteligente e amoroso. A relação com seus pais muito bonita. E o caso de amor com Oliver foi mostrado com muita delicadeza. Quem gosta do estilo, vai gostar. E torcendo pro Timothée levar o Oscar!
All The Money In The World (título em Português: “Todo o Dinheiro do Mundo”)
Depois de toda aquela polêmica em cima do Kevin Spacey, de ter sido tirado e substituído neste filme, pelo Christopher Plummer, me deixou ainda mais curioso para assistir. Ainda mais com a indicação de Plummer ao Oscar por este papel.
O filme se passa na Itália, em 1973. John Paul Getty III é o neto favorito do magnata do petróleo J. Paul Getty (C. Plummer), um dos primeiros bilionários da história da humanidade. Paul III é sequestrado e coloca a sua mãe, Gail (Michelle Williams), em uma corrida desesperada para convencer o ex-sogro a pagar o resgate milionário do filho.
Getty contrata o ex-espião e negociador Fletcher Chase (Mark Wahlberg) para descobrir quem está por trás do sequestro, e tentar solucionar o problema sem o desperdício de nenhum centavo de sua fortuna.
Filme do bom, baseado em fatos reais. Achei desnecessária a indicação de Plummer pro Oscar (pareceu mais uma “cutucada” em K. Spacey mesmo), mas é um excelente ator e está muito bem no filme. Recomendo!
The Shape of Water (título em Português: “A Forma da Água”)
Gostei bastante!! Já estava ansioso para assistir, quando vi o trailer pela primeira vez, antes de sequer ter qualquer nomeação para o Oscar. Como gostei muito do ‘Labirinto do Fauno’, do Guillermo Del Toro, imaginava que viria outro filme fantasioso e interessante de novo.
Este filme se passa na década de 1960. Elisa, uma mulher muda desde criança, trabalha com a limpeza de um laboratório experimental secreto do governo americano.
Elisa e sua colega Zelda (a divertidíssima Octavia Spencer) veem uma criatura aquática, que foi capturada na América do Sul, e é mantida presa e maltratada no local.
Elisa começa a se afeiçoar pela criatura, e quer de alguma maneira, resgatá-la para tirar daquele local.
O filme tem 13 indicações para o Oscar. Independente disto, vale conferir! Uma história bastante interessante e diferente.
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.