Bagagem de mão fora do padrão será cobrada - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Desde que a bagagem despachada passou a ser cobrada pelas companhias aéreas, muitos passageiros acabaram abusando da bagagem de mão (que não é cobrada) deixando -a além das dimensões permitidas por lei, o que pode comprometer a agilidade no embarque, o conforto e segurança a bordo.

(Imagem Reprodução: Shutterstock)

Por isso, desde 10 de abril, a bagagem de mão está sob fiscalização mais rigorosa, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Viajantes que passam pelos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), Afonso Pena (Curitiba/PR), Viracopos (Campinas/SP) e Aluízio Alves (Natal/RN) são orientados sobre o limite de tamanho da bagagem de mão.

Por enquanto, os passageiros são apenas orientados sobre o tamanho de suas malas de bordo, mas a cobrança vai acontecer após duas semanas do início da fiscalização.

A orientação e posterior cobrança segue um cronograma de aplicação em 15 aeroportos brasileiros.

Em 15 de maio, todos os aeroportos participantes já estarão cobrando pelo serviço envolvendo a bagagem de mão.

VEJA O CALENDÁRIO DE MUDANÇAS SOBRE A BAGAGEM DE MÃO EM CADA AEROPORTO:

17 de abril

Confins (Belo Horizonte/MG), Pinto Martins (Fortaleza/CE), Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE), Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA).

Início da triagem: 2 de maio

 24 de abril

Santa Genoveva (Goiânia/GO), Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Congonhas (São Paulo/SP), Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP); RIO Galeão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ), Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ).

Início da triagem: 13 de maio

 VALOR PARA DESPACHAR MALAS FORA DO PADRÃO

O passageiro que tiver uma mala que não caiba na caixa-molde e ultrapasse as dimensões estipuladas, será redirecionado ao balcão de check-in de sua companhia, onde terá que pagar pelo despacho do volume.

Participam da ação: Latam, Gol, Azul e Avianca Brasil. O valor da bagagem despachada nessas companhias pode variar de R$ 59 a R$ 330, dependendo do tipo de voo, tempo de antes do voo, quantidade de bagagem.

 MEDIDAS DA BAGAGEM DE MÃO

A única mala sempre gratuita para o passageiro é a de mão, que só pode ser uma por pessoa e precisa pesar até 10 quilos. A medida padrão para mala de mão – incluindo alça, bolsos e rodinhas – é de 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), seguindo os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), "para melhor acomodação, conforto e segurança".



Vale lembrar que a bagagem de mão é aquela colocada nos compartimentos acima do assento, portanto, além dela, permanece o direito ao passageiro levar um "artigo pessoal", que pode ser uma bolsa, mochila ou mala de notebook, que caiba embaixo do assento dianteiro.

Fotos Reprodução Google

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.