Banho do bebê - Coluna Pediatria por Dra. Carolina Calafiori de Campos

O momento do banho deve ser muito gostoso tanto para seu bebê, como para você; para isso  veja essas dicas de segurança e aproveite esse momento.

Vamos começar falando do principal: JAMAIS deixe o bebê sozinho durante o banho , nem que seja por alguns segundos , por isso antes de começar deixe preparado todo o material necessário e sempre tudo ao seu alcance : banheira plástica, água morna, sabonete infantil neutro , shampoo, cotonete / gaze , álcool 70%, toalha macia, pomada contra assadura e as roupas que o bebê vestirá após o banho.

Mantenha sempre o ambiente aquecido, pois os bebes perdem calor muito rápido; por isso janelas e portas devem estar fechadas . Como estamos no inverno você pode optar por manter um aquecedor ligado no ambiente do banho.

Inicie o processo lavando a banheira com água e sabão antes e depois comece a encher com água morna, com temperatura aproximada de 36 a 37,5 graus ; a pele do bebê é mais sensível que a nossa, por essa razão a água não pode estar muito quente. Para testar a temperatura você pode utilizar termômetros específicos para o banho ou seu corpo , colocando o cotovelo ou a região anterior do punho na água . Lembre-se de retirar anéis, pulseiras e relógios antes do banho , você pode, sem querer, arranhar seu pequeno. NUNCA deixar o bebê dentro da banheira enquanto ela estiver enchendo, pois a temperatura da água pode mudar e você pode se enganar com a profundidade. Se ele já fica sentado, nunca coloque água acima da linha da cintura.

Ao colocar o bebê na água , ele deve estar sentado, mas um pouco na vertical, cerca de 45 graus. Inicie o banho passando uma das mãos em volta das costas da criança, e segure o braço com o polegar e o indicador, em seguida comece com a outra mão lavando a face e cabeça ( você pode usar um shampoo), seguindo de cima para baixo pela região do tronco, barriga , membros, e deixando região genital por fim, evitando contaminações. Depois vire o bebê de costas, para isso coloque a palma da mão aberta no peitinho, e mantenha os dedos polegar e anular por baixo das axilas; ensaboe o dorso também de cima para baixo, deixando o bumbum por último . Terminado de lavar costas e bumbum é hora de desvirar o bebê. Para isso passe a mão direita por baixo, apóie a palma da mão no tórax. Assim que ele estiver seguro, retire a mão esquerda, coloque-a nas costinhas do seu filho e vire-o delicadamente.

Após banho enrole o bebe numa toalha com capuz e coloque-o no trocador ou alguma superfície plana. Enxugue delicadamente, iniciando pela face e cabeça, descendo para o restante do corpo e deixando o bumbum e genitais por último. Muita atenção para as dobrinhas , como pescoço, axilas e virilha, seque-as bem com uma fralda de pano ou toalha de fralda, evitando as assaduras . Limpe o coto umbilical com álcool 70%, você pode usar o cotonete ou gaze estéril.

Devo usar hidratante? Normalmente a dos bebês raramente necessita de hidratantes ou loções pós banho. O pH da pele é ácido, o que ajuda a criar uma espécie de barreira protetora contra germes. Se, ainda assim, você quiser usar um desses cosméticos no seu filho, converse com o pediatra e escolha um produto com pH neutro para não alterar essa barreira, com pouco perfume e poucos produtos químicos. Passe o creme contra assaduras de sua preferência , e coloque a fralda. Vista seu bebê de forma apropriada para a estação e com roupinhas confortáveis , o mais rápido possível , e após o banho deixo-o aquecido em uma manta ou em seu colo.

Quantos banhos devo dar por dia? O ideal é apenas um banho, principalmente em recém nascidos ; se for necessário mais que um banho, tente usar o sabonete apenas em um deles. Não abuse de sabonetes e shampoos e evite produtos com  odores fortes , prefira produtos destinados para bebês .

Em caso de dúvidas pergunte sempre para seu pediatra ; nenhum post substitui a consulta .

Dra. Carolina Calafiori de Campos

CRM 146.649

Registro de Qualificação em Especialista - RQE 73944

Pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Intensivista Pediátrica no Hospital da Puc Campinas e na Clínica Congenitus

Quadro “ Papo de Criança “ no Programa Saúde e Você

Colunista do site Raquel Baracat

Instagram : @dra.carolcalafiori

Facebook : Dra. Carolina Calafiori de Campos

Carolina Calafiori de Campos

Coluna Pediatria

Dra Carolina Calafiori de Campos - CRM 146.649 RQE nº 73444 

Médica Formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté, Especialização em Pediatria pelo Hospital da Puc Campinas, Especialização em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital da Puc Campinas, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria - Contato: carolinacalafiori@hotmail.com