Série The English Game  - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Do mesmo criador de Downton Abbey, a nova série da Netflix, The English Game, aborda os primórdios do futebol.

É interessante ver como eram os jogos, os uniformes sem numeração, a pesada bola de capotão passando de pé em pé e a ausência de várias regras atuais. Mas, não vá assistir achando que se trata apenas de futebol. 

O enredo envolve muitas histórias, sendo o futebol a liga entre elas.

Com muito drama, mistura: a história pessoal dos personagens, o crescimento do futebol, mais o conflito entre classes (elite x operárias) na Inglaterra do século 19. 

No final da década de 1870, o futebol ainda era amador e conhecido por ser um “jogo de cavalheiros”. Com o esporte dominado pela elite, as regras não permitiam que jogadores fossem pagos para jogar.

Mas, Fergus Suter, ao lado do amigo Jimmy Love, são convidados por James Walsh, o dono de uma fábrica de algodão em Darwen (pequena cidade da região de Lancashire no norte do país inglês), para jogarem no time local, recebendo, por de baixo do pano, salário  para representar o time na FA Cup (Copa da Inglaterra - campeonato mais importante da Associação).

A série mescla ficção com realidade, tais como Fergus Suter e Jimmy Love considerados verdadeiramente os primeiros jogadores profissionais de futebol; 

A disputa entre o primeiro time de operários a chegar às quartas de final da FA Cup, o Darwene, contra o famoso Old Etonians - cujos jogadores são ex-alunos de Eton College, considerada até hoje a escola mais elitista do mundo. Lá estudaram os príncipes William e Harry, aliás. 

O jogo de fato aconteceu e sua história é destrinchada em um livro chamado “Underdogs”; 

Sir Arthur Kinnaird, um dos protagonistas tratados como jogador do Old Etonians e um dos grandes craques de sua época, realmente se tornou presidente da FA. Ele assumiu o comando da federação em 1890 e lá esteve até sua morte, em 1923;

E a Football Association (FA, a federação inglesa) investigou a prática do pagamento aos jogadores, que na época era contra as regras.


Enfim, The English Game vem ganhando sua popularidade por conta do tema até hoje pouco explorado no universo das séries. 

Não é uma série excepcional, mas é um bom entretenimento em família. 

TRAILER