Sete dicas para melhorar o sono do seu bebê - Coluna Pediatria por Dra. Carolina Calafiori de Campos
O sono da criança é um dos principais desafios para os pais. É muito comum a mãe passar noites em claro e não conseguir estabelecer uma rotina. Sem contar aquelas crianças que trocam o dia pela noite. Dormir é essencial para os adultos, mas para os bebês a importância é ainda maior, já que o cérebro deles está em contínuo desenvolvimento.
Para um soninho tranquilo vão aqui algumas dicas:
1-No primeiro mês, o bebê dorme 20 horas por dia. E uma das funções do sonho é consolidar e armazenar a memória. Você não precisa interferir nesse sono no início; assim como o bebê deve mamar em livre demanda, o mesmo deveria acontecer em relação ao sono.
2-Evite colocar a criança para dormir logo após mamar bastante ou ingerir alimentos sólidos. O peso da comida pode causar mal-estar, sem contar que há risco de o bebê regurgitar o leite e aspirá-lo. O ideal é oferecer o jantar cerca de duas horas antes de deitar.
3-Criar uma rotina é um dos segredos de um sono saudável.
A criança precisa de uma rotina para conseguir uma boa noite de sono, mas essa regularidade só é possível a partir do quinto mês, quando o bebê já produz a MELATONINA, um hormônio que induz o sono, assinalando o organismo que é “ hora de dormir “.
É aí que se deve estabelecer um ritual de sono, repetindo-o todas as noites, antes de colocar a criança na cama.
4-Procure, desde o início, deixar a criança pegar no sono no próprio berço. Quando você embala o bebê no colo, está ensinando que é dessa forma que se adormece, e, acredite, ele assimilará essa informação. Dessa forma , quando acordar no meio da noite, é possível que chore e fique assustado por não reconhecer onde está.
5- Evite as telas uma hora antes de ir para a cama, como televisão ,tablets e computadores . Quando a criança assiste a um desenho animado ou a um filme muito agitado antes de dormir, ela fica excitada e o relaxamento necessário para o sono é comprometido.
6-Evite cafeína , chá preto e mate, refrigerantes a base de cola e chocolates ,especialmente à noite. O recomendado é apresentar o café somente após os 2 anos, e sempre misturado ao leite.
7- Escureça o ambiente pois a luminosidade inibe a secreção da melatonina. E como o hormônio do crescimento (GH) é liberado durante o sono profundo, essa fabricação também é prejudicada. Às vezes é interessante deixar alguma luz fraca para passar mais segurança.
Alguns lembretes finais :
-É muito comum o bebe trocar o dia pela noite, especialmente no primeiros 3 meses , quando ele ainda não percebe a diferença entre dia e noite. Com 6 meses, o sono já deve estar concentrado no período noturno. Para evitar que a troca aconteça, não custa reforçar que os pais precisam estabelecer regras e rotina, com horários regulares para dormir.
- Segundo pesquisas a média de horas de sono, de acordo com a idade é:
0 a 3 meses: 11 a 19 hs
4 a 11 meses: 10 a 18 hs
1 a 2 anos: 9 16 hs
3 a 5 anos: 8 a 14 hs
6 a 13 anos: 7 a 12 hs
Lembrando que existem doenças que podem atrapalhar o sono da criança como as cólicas do recém-nascido, bronquite, bebê roncador por conta de rinite ou nariz entupido, refluxo, ronco e apneia que está associado ao tamanho das amígdalas e adenoides (mais comum após os dois anos).
Em caso de dúvidas procure sempre seu Pediatra.
Carolina Calafiori de Campos
Dra Carolina Calafiori de Campos - CRM 146.649 RQE nº 73944
Médica Formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté, Especialização em Pediatria pelo Hospital da Puc Campinas, Especialização em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital da Puc Campinas, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria - Contato: carolinacalafiori@hotmail.com