Rainha intervém em decisão para poupar Harry de humilhações em funeral

Decisão da rainha Elizabeth não preserva apenas o neto Harry, mas também o filho, príncipe Andrew. O funeral de Philip será no sábado (17/4)

1200px-Queen_Elizabeth_II_in_March_2015.jpg

Até que inicie o funeral do príncipe Philip neste sábado (17/4), a partir das 15h (fuso horário local) e 11h em Brasília, continuam a surgir especulações sobre o enterro do marido da rainha Elizabeth II. Dois dias antes do sepultamento, a soberana da Coroa britânica ordenou que nenhum integrante da família real use uniforme militar na cerimônia, conforme revelou o The Sun nesta quinta-feira (15/4). De acordo com o jornal, a monarca quis poupar o neto, o príncipe Harry, de humilhações por vestir roupas normais após renunciar aos títulos honorários.

Com a ida de Harry para o velório do avô, Philip, começaram os rumores sobre a vestimenta dele, na mídia. Caso a rainha não tivesse batido o martelo na decisão, o marido de Meghan Markle seria o único a utilizar peças diferentes e particulares, entre os outros membros da família real, como o pai, príncipe Charles, e o irmão, William. Desde que abdicou do cargo no alto escalão da realeza, no ano passado, ele não pode usar mais uniformes militares, trajes tradicionais dos homens em funerais.

Colaboradores envolvidos no planejamento do funeral contaram ao jornal que a rainha interveio pessoalmente e sugeriu que os integrantes do sexo masculino da realeza usem terno e gravata. Segundo o The Sun, uma fonte confirmou na noite de quarta-feira (14/4) que o veredito é “sem uniformes”. A decisão da rainha não preserva apenas o neto Harry, mas também o filho, príncipe Andrew.

Escândalo

Duque de York, Andrew poderia vestir os trajes de almirante; a Coroa britânica, entretanto, corria o risco de “desagradar gravemente a marinha” e ser arrastada para um briga desnecessária. O filho de Elizabeth II foi nomeado vice-almirante honorário da Marinha Real, em 2015. No ano passado, ele deveria ter sido promovido a um posto mais alto por completar 60 anos, contudo, precisou se afastar dos deveres reais devido às ligações com o pedófilo bilionário Jeffrey Epstein. Uma mulher acusa Andrew de abuso sexual.

Diante dos entraves com Harry e Andrew, uma fonte militar disse ao The Sun que a única alternativa está em não usar os uniformes tradicionais: “É a solução mais eloquente para o problema”. Quando abdicou do serviço na realeza ao lado da mulher, Meghan Markle, o duque de Sussex perdeu os três títulos militares. De acordo com o protocolo da Coroa britânica, Harry só pode usar a vestimenta com medalhas em funções reais.

Fonte: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/rainha-intervem-em-decisao-para-poupar-harry-de-humilhacoes-em-funeral?amp