Já ouviu falar em Jardim Cottage? Coluna Arquitetura e Paisagismo por Priscila Lelli

Há vários estilos de jardins, atualmente um estilo muito utilizado é o Jardim Tropical, com suas grandes folhagens e cores quentes. Mas hoje, vamos falar do jardim Cottage.

Acredito que o Paisagismo deva ser uma extensão da casa, seu estilo deve conversar com o estilo arquitetônico, onde um seja complemento do outro. E nesse sentido, o estilo Cottage funciona muito bem em casas de campo, aliás, uma tradução para cottage é justamente - Casa de Campo. Mas não só nelas, é possível aplicar esse estilo em casas urbanas e apartamentos.

O jardim cottage, tem características muito marcantes. Canteiros sinuosos, muitas flores, mistura de plantas ornamentais com plantas comestíveis, canteiros densos, e uma certa informalidade. Ele também costuma ser muito dinâmico, com uso de plantas anuais, estrategicamente posicionadas, que podem ser substituídas por outras espécies ao longo dos anos. Costuma ser fácil identificá-lo, sabe aquele jardim de casa de Vó? Acolhedor, convidativo, com jeito de conto de fadas? Ele provavelmente é um jardim cottage.

Esse estilo tem ganhado espaço, pela sua liberdade, fluidez, diversidade, e por remeter à boas lembranças.

O jardim Cottage, é um convite à contemplarmos a Natureza nas suas mais variadas formas, cores, texturas, além de apreciar o ciclo da vida, acompanhando o desenvolvimento de cada planta.


Priscila Lelli

Coluna Arquitetura e Paisagismo

Graduação 2012 Veris Metrocamp, Pós Graduação 2025 PUC Campinas
@priscilalellipaisagismo
(19) 98175-2721