Mercado de design cresce 8% ao ano e deve faturar R$ 22,5 bi em 2025; Franccino Campinas comprova tendência de valorização de móveis autorais

Instalada recentemente em Campinas, primeira loja exclusiva da Franccino no interior paulista comprova tendência do consumidor em valorizar móveis assinados por designers brasileiros

Foto Guilherme Gongra

O mercado de design está em ascensão no Brasil, impulsionado, em grande parte, pelo setor de móveis e decoração. De acordo com um estudo realizado pela KPMG, organização global que presta serviços de auditoria e consultoria, as vendas de itens de design vêm crescendo a uma taxa média de 8% nos últimos anos e devem representar um faturamento de R$ 22,5 bilhões em 2025 no país. A projeção se baseia nos números divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Design, que apontam alta crescente no faturamento do setor desde 2019.

 

O movimento de valorização do design brasileiro impulsiona a produção de peças exclusivas e de alta qualidade e amplia os horizontes para as marcas especializadas em móveis assinados. Outra tendência que tem se consolidado é a busca por soluções mais sustentáveis e responsáveis, fazendo as empresas apostarem em materiais e processos de produção “eco-friendly”.

 

“Especialmente de 2015 para cá, nós sentimos a necessidade e a real importância da valorização do design nacional. Aliados às matérias-primas, aos subsídios e processos de nossas fábricas e observando todo o know-how que possuíamos, com as habilidades e talentos de nossos colaboradores, descobrimos que tínhamos um potencial muito grande para seguirmos no caminho autoral e valorizarmos cada vez mais o desenho brasileiro”, afirma Isaac Francino, fundador e CEO da Franccino, marca mineira considerada referência em mobiliário de design.

 

A empresa, que abriu recentemente em Campinas a sua primeira loja exclusiva no interior paulista pelo sistema de franchising, possui um estúdio no qual um time de especialistas estuda as tendências, necessidades do mercado e desejos do público para desenvolver projetos exclusivos, unindo criatividade, tecnologia e inovação.

 

“Os móveis do estúdio são assinados por uma equipe multidisciplinar que pensa na estética, ergonomia, materiais e autenticidade para que os nossos clientes tenham em sua casa um móvel diferenciado e único”, explica o empresário.

 

Além dos móveis desenvolvidos em seu estúdio, a marca possui parcerias com conceituados designers para o lançamento de novas coleções. Entre os diversos nomes que já assinaram peças para a marca estão Marina Linhares, Daniela Ferro, Zanocchi & Starke, Zia Costa, Paulo Alves, Isabela Vecci, Alva Design (Susana Bastos e Marcelo Alvarenga), Sérgio J. Matos, o estúdio Coletivo de Arquitetos - formado pelos sócios Guile Amadeu, Gustavo Fontes, Rodrigo Lacerda e por arquitetos parceiros -, Maria José Canêdo, Bruno Rangel e Natália Scarpati.

 

O empresário Cláudio Silveira, diretor financeiro e de operações da Franccino Campinas, explica o diferencial de um móvel assinado. “São peças que possuem história, além terem muita pesquisa e investimento por trás delas, uma vez que são assinadas por profissionais que são referência da área. Além disso, cada detalhe, cada processo e cada peça são feitos com precisão, tecnologia e um trabalho artesanal minucioso”, afirma.

 

Em linha com as tendências do mercado, a marca busca transformar os ambientes por meio de móveis que unem tecnologia de ponta à tradição artesanal, em criações que nascem de um processo sustentável, com o uso de matérias-primas de plantios renováveis e promovendo a reciclagem de insumos da produção.

 

Com uma área total de 1.150 metros quadrados, a Franccino Campinas está localizada na Rua General Osório, 1.952, no bairro Cambuí.