Entende-se por treinamento de força, toda metodologia aplicada com o propósito de desenvolver a capacidade do praticante em vencer ou sustentar uma resistência (um peso, um corpo, etc ) seja ela móvel ou fixa.
A melhora da força está também associada à hipertrofia do músculo, ou seja, o aumento de sua massa, que pode ocorrer em maior ou menor escala, conforme a predisposição genética do atleta e o tipo de treinamento.
A prescrição de exercícios de força para o corredor é fundamental para seu rendimento, pois o desenvolvimento muscular gera maior proteção das estruturas articulares, diminuindo o risco de lesões, além de contribuir para a resistência do atleta à fadiga (cansaço muscular) e a tolerância à dor.
O atleta mais forte consegue correr com maior economia de energia.
Outro aspecto que sofre influência direta da força é o desempenho da velocidade. Essa é a capacidade mais nobre a desenvolver-se no atleta.
A velocidade é resultado da massa x aceleração, portanto, aumentando-se o volume muscular do atleta, teremos incremento de sua velocidade, sempre associando os treinos específicos.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.