No exercício aeróbio, as principais fontes de energia utilizadas são os lipídeos (gorduras) e os carboidratos. A intensidade determina qual deles será predominate. Num esforço leve a moderado as gorduras são utizadas em maior porcentagem, em esforços de alta intensidade, os carboidratos.
A partir deste princípio, muitas pessoas preferem as atividades de baixa intensidade com a finalidade de mobilizar maior percentual de gorduras como substrato energético. Porém, nos exercícios de alta intensidade, a quantidade de lipídeos utilizada é maior e o total de calorias consumido também. Sendo assim, mais indicado para a redução da gordura corporal.
Além disso, o aumento da capacidade cardiovascular, e as adaptações metabólicas, são muito mais significativas com a intensidade mais alta, fazendo com que a queima de gordura durante e após o exercício, em indivíduos treinados, seja cada vez maior.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.