O Supino é provavelmente, o mais eficiente exercício do padrão de movimento “empurrar na horizontal”, considerando-se a forma clássica de execução, realizado com barra livre.
Os principais músculos envolvidos no movimento são: peitorais, deltoides (músculos do ombro) e tríceps (posteriores dos braços), além da ação dos grupos auxiliares como grande dorsal, serrátil, estabilizadores do tronco (core), entre outros.
É realizado deitado sobre um banco horizontal, quadris e cintura escapular em contato com o banco, coluna lombar neutra, preservando sua curvatura fisiológica, os pés apoiados no chão. A barra deve ser segurada firmemente com as mãos em uma distância maior que a dos ombros; descer a barrar até tocar o peito, inspirando, em seguida pressionar, empurrando a barra, estendendo os braços até a posição inicial, expirando.
Há variações, também eficazes, como a execução do supino com halteres, ou em bancos com inclinação ou declinação, alterando o grau de dificuldade e a predominância de determinados grupos musculares.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.