Esta pergunta divide opiniões entre os especialistas de diversas áreas, deixando as mamães sem saber o que fazer. Dar ou não dar a chupeta ao bebê que acabou de nascer?
A chupeta foi criada ao longo da evolução com o intuito de acalmar, com o ato de sugar, o bebê que chora mas não está com fome nem apresenta desconforto físico grave. Com o passar do tempo as chupetas foram se modificando, hoje temos as chamadas chupetas ortodônticas, que procuram melhor se adaptar a cavidade oral do bebê.
A recomendação que deixo é que os pais saibam claramente os prós e contras do uso da chupeta e junto ao pediatra de confiança tomem a melhor decisão. Segue abaixo uma lista para colaborar. Mas lembre-se pesquise muito antes de tomar esta decisão.
Pró Chupeta:
- Chupetas ortodônticas não deformam a arcada dentaria do bebê.
- Bebês com necessidade maior de sucção e não usam a chupeta, podem começar a chupar o dedo. Neste caso será mais difícil acabar com este habito.
- Estudos demonstram que bebês que chupam chupeta tem uma incidência menor a temida Síndrome da Morte Súbita.
Contras a Chupeta:
- Bebês que sugam chupeta mamam menos, principalmente nas três primeiras semanas, podendo interferir no ganho de peso.
- Psicólogos afirmam que há outras formas de acalmar os bebês sem o uso da chupeta, como, por exemplo, cantar, pegar no colo, fazer carinho ou amamentar.
- O uso da chupeta pode ser relacionada a uma maior incidência de infecções orais.
Por: Carla Domingues, Consultora Materna
Carla Domingues
35 anos, mãe de 3 meninas e Consultora Materna. A 5 anos mergulhei no universo da maternidade, por qual sou loucamente apaixonada e venho com muito prazer realizando Consultorias Maternas a Domicilio e Cursos, podendo assim colaborar com as gestantes e mamães a superar e principalmente a curtir este momento único em suas vidas. Blog: http://papodemaeparamae.blogspot.com.br - Facebook: https://www.facebook.com/papodemaeparamae - Instagram: @papodemaeparamae - email: papodemaeparamae@ig.com.br