Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes: Neruda e Minha mãe é uma peça 2

Neruda

Mais um dos tipos de filme que eu gosto: filme baseado em histórias e pessoas reais. Muito pouco sei sobre Pablo Neruda. Visitei sua casa em Santiago, vi muita coisa interessante por lá, mas nada, que eu me lembre, referente ao que conta este filme.

O filme se passa no final dos anos 40, 2 anos após o término da II Guerra, onde o senador e poeta Neruda é perseguido por um inspetor, a mando do presidente Videla, para ser preso, por ter se juntado ao Partido Comunista. Então, Pablo tenta, de várias maneiras, sair do Chile, e tem seus passos seguidos pela lei.

Sinceramente, achei o filme um pouco parado, e muito politizado pro meu gosto. E tem alguns momentos que mistura a realidade com ficção (livros do Neruda). Recomendo pra quem é mais de história e política que eu rs  Atuação de Luis Gnecco, que faz o Neruda, muito boa!

Minha Mãe É Uma Peça 2 – O Filme

Continuação do filme, baseado na peça de Paulo Gustavo, mostra a vida de Dona Hermínia, a mãe maluca de Juliano e Marcelina, filhos que a deixam ainda mais maluca ainda.

Agora a personagem principal tem uma boa vida, um programa de sucesso na TV, mas seus filhos arrumam empregos fora do Rio e se mudam, deixando aquela sensação de “ninho vazio”, mesmo apesar da visita não desejada por ela, de sua irmã mais velha, que vive fora do país.

Embora eu tenha preguiça do Paulo Gustavo, por achar que ele já fez o que tinha que fazer, e agora é ‘mais do mesmo’, o filme tem uns momentos divertidos. Acho que o primeiro foi melhor, mas quem gostou, deve assistir a este também. Dá pra rir!  

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.