É muito importante saber fazer nó de gravata, principalmente se você faz parte do meio corporativo. Um nó bem feito é tão ou mais importante que uma bela gravata, afinal de que adianta uma gravata linda se o nó esta frouxo ou mal dado? Existem regras que é importante seguir, aqui vai algumas delas:
· Comprimento da gravata
Um dos grandes problemas na hora de usar a gravata é o seu comprimento. O tamanho máximo que uma gravata deve alcançar com a ponta é a altura da fivela do cinto, quando você estiver em pé;
· Gravata apertada
Tudo o que vestimos ou incorporamos a roupa, como acessórios, sapatos e gravatas devem nos trazer conforto. Não adianta estarmos lindos, mas incomodados, além de ser incomodo e desconfortável é visível.
Gravata apertada é inconveniente e seu usuário fica o tempo todo tentando afrouxá-la. E logicamente todos notam. Esse aperto na gravata na verdade não é causado pela gravata, e sim pelo colarinho, uma pessoa que veste o de número 5 consegue facilmente usar o número 4, e é exatamente por esse motivo que acaba incomodando mais tarde. Por isso na hora de usar gravata escolha camisas de colarinho com o seu número.
· Cores
Embora muitos paradigmas estão sendo quebrados no ambiente corporativo, algumas empresas e setores ainda são exigentes com as formalidades. Por isso muito cuidado e atenção na hora de você escolher a cor de sua gravata para que não fique fora do Dress Code (código de vestimenta) exigido. É importante que se informe sobre as normas e sobre os padrões do lugar que esta, observar os ocupantes de cargos mais altos é uma boa alternativa.
· Estampas e Desenhos
Da mesma forma que cores seguem um código as estampas também e o cuidado é o mesmo explicado acima. Na dúvida escolha estampas mais discretas e menores, são chiques, modernas e você não chamara a atenção desnecessariamente.
Agora se a empresa que trabalha tem uma Dress Code mais moderninho, abuse de gravatas com padronagens, texturas e cores diferentes, isso enriquecerá muito seu visuale lhe conferira um ar ousado e moderno mesmo dentro de um terno.
Desenhos como piu-piu, frajola, mulheres e similares esta fora de cogitação e qualquer ocasião, estas gravatas se restringem a festas temáticas e em momentos de brincadeiras e tiração de sarro entre os homens, para trabalhar ou sair NUNCA.
· Nada de nó pronto
Fuja de gravatas que venham com o nó pronto, seja de abotoar, de ziper ou como for. Os nós nas gravatas devem ser dados na hora em que forem ser usadas.
Outra coisa importante é não manter a gravata guardada com o nó que tinha feito para aproveitá-lo depois. Isso é preguiça e deixa a gravata toda amarrotada e marcada quando usar novamente. Do mesmo modo que um dia você aprendeu a amarrar o cadarço do sapato, também deve aprender a dar o nó em sua própria gravata.
Segue alguns modelos de nós para você usar como modelo na hora que precisar:
Fotos dos Nós: Reprodução Zatara
Demais Imagens: Reprodução Internet/Google
Agora na hora de usar gravata você certamente vai fazer um nó firme e bem feito, basta um pouco de treino e paciência.
É fundamental que no decorrer do dia ou do evento em que esteja, que você confira como esta a gravata, principalmente o nó da mesma, para que não corra o riso de andar por aí, com a gravata folgada, nó torto, etc. Aparência conta muita, principalmente na hora de se fechar grandes negócios.
Kisses And Kisses
Andrea Von Zuben Vita
Coluna Consultoria Imagem
Sua formação privilegiada aliada a vivência em diferentes áreas do mercado de trabalho, conferem suporte e fundamentos para ajudar e compreender seus clientes no aspecto pessoal e profissional, bem como a diagnosticar e apresentar soluções no meio empresarial/coorporativo. Por isto realiza consultorias e ministra workshops e palestras pelo Brasil, levando pessoas a entenderem que imagem quando bem manuseada e aplicada, é uma poderosa ferramenta para o sucesso.