Imagina entrar em um restaurante e logo na entrada, em vez da tradicional placa de “aceita-se ticket”, tem a inusitada “aceita-se seguidores”?
Isso já é possível, mas só pra quem estiver em Milão, Itália, mais precisamente na via Lazzaro Papi, onde, recentemente, foi inaugurado um restaurante especializado em gastronomia japonesa, que aceita como método de pagamento o “número seguidores no Instagram”.
Idealizado pelos irmãos e empresários Matteo e Tommaso Pittarello, que criaram em 2007 a rede “This is not a sushi bar” (hoje com seis lojas pela Itália), o novo restaurante oferece pratos e refeições gratuitamente de acordo com o número de seguidores que o cliente tiver no Instagram.
"Queremos que o cliente brinque conosco e se sinta parte do nosso projeto", disseram os empresários, em entrevista à imprensa italiana. O objetivo do empreendimento é atrair digital influencers de grande porte. "É claro que, para nós, o retorno será todo em publicidade. Recebemos o 'pagamento' com a visibilidade nas redes sociais", acrescentaram os irmãos.
Na prática funciona assim: o cliente faz o pedido de um prato, tira uma foto no local e publica a imagem em sua conta no Instagram com #thisisnotasushibar e @thisisnotasushibar para ter direito a 1 ou mais pratos oferecidos, com base em seus seguidores.
De 1.000 a 5.000 seguidores obterão um prato grátis. De 5.000 a 10.000, conseguirão dois pratos grátis; de 10.000 a 50.000, quatro; de 50.000 a 100.000, oito, e os que tiverem mais de 100.000 seguidores, poderão comer de graça.
“Hoje em dia os melhores patrocinadores estão nas redes sociais, principalmente no Instagram”, explicam os irmãos.
Sem dúvida que, com essa iniciativa, o restaurante terá uma grande visibilidade e tudo graças à publicidade dos próprios clientes.
Fotos Reprodução: This Is Not a Sushibar/Facebook
Milena Baracat
Coluna Entretenimento
Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.