Quem gosta de bolo de cenoura com cobertura de chocolate, levanta a mão!
Ele poderia ser considerado um clássico né? Recordo-me, quando pequena, que era um bolo que estava presente em festinhas da escola, casas de amigas, chás beneficentes. A minha mãe gostava de prepará-lo em uma forma retangular, e cortá-lo em quadrados, que eram sempre fofinhos e bem alaranjados.
Confesso que o bolo de cenoura não estava presente na lista dos meus favoritos, durante bons anos. Eu era do time que comia somente a cobertura (risos).
Com o passar do tempo e a mudança na minha alimentação para a linha mais saudável e funcional, fui desafiada a preparar a versão Fit, com o mesmo sabor e textura do tradicional. O resultado ficou tão incrível, que eu me apaixonei.
E inspirada na proximidade da Páscoa, compartilho a receita, que é sem glúten, sem lactose, isenta de açúcar refinado e deliciosa!
Espero que você goste, assim como eu.
1 xícara de farinha de arroz integral
1 xícara de polvilho doce
1 1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal rosa do Himalaia
3/4 de xícara de óleo de coco
3/4 de xícara de açúcar de coco (demerara, xylitol, eritritol, açúcar de maça...)
200g de cenoura orgânica cortada em pedaços pequenos
3 ovos
Extrato ou essência de baunilha a gosto
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em um recipiente, misture a farinha de arroz, o polvilho, o fermento e o sal. Bata os ovos, a cenoura e o óleo de coco no liquidificador. Em um bowl, misture os líquidos com os secos.
Transfira para uma forma com furo no meio untada com óleo de coco e farinha de arroz. Asse por aproximadamente 40 minutos, ou até inserir um palito no centro da massa e ele sair limpo.
Cobertura:
6 colheres de sopa de cacau em pó
6 colheres de sopa de açúcar de coco
8 colheres de sopa de óleo de coco
10 colheres de sopa de água
1 colher de café de essência de baunilha
1 pitada de sal de sal rosa do Himalaia
Em uma panela, coloque o óleo de coco e aqueça em fogo bem baixo. Acrescente o açúcar de coco e mexa bem, até que ele dissolva. Misture os demais ingredientes e mexa até ferver (sempre no fogo baixo). Com a cobertura ainda quente, despeje sobre o bolo.
Essa calda pode ser feita com antecedência e mantida em geladeira por até 5 dias. Para utilizá-la, basta aquecer.
Alê Lembo
Alessandra Lembo Nogueira, a chef Alê, é cozinheira profissional e especialista em alta gastronomia pelo IGA Campinas, com curso de Cuisine pelo Le Cordon Bleu Paris. Trabalha como personal chef e é idealizadora e fundadora da marca Fit Me Saudável e Funcional, uma empresa especializada em produtos Fit, Low Carb e Veganos, sem glúten, sem lactose, livres de açúcar refinado e gordura trans. Atua como chef consultora e com desenvolvimento de cardápios especializados e personalizados, ministra workshops em diversos locais da cidade de Campinas e região.