Eu adoro festa junina e vc?
É uma das festas populares mais importantes no nosso país, perdendo apenas para o Carnaval.
Você sabia que a Festa Junina é celebrada no Brasil desde o século XVII? Teve sua origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu uma forte influência do Catolicismo, e hoje é associada à Santo Antonio, São João e São Pedro. Teve influência também da cultura portuguesa, africana e indígena.
Já pensaram no mix cultural que ela representa? A música, as danças (quadrilha), as comidas... e como vivemos em um país formado por diversas culturas, cada região contribui com peculiaridades à festa, o que torna tudo mais interessante!
Eu sou goiana e meu estado, assim como a região Centro Oeste contribuem muito com a música sertaneja.
A região Norte tem uma dança chamada Carimbó, com presença marcante de tambores. Esse ritmo e dança indígena sofreram influência principalmente da cultura negra.
Na região do Nordeste a festa junina ganhou grande expressão. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecerem as chuvas raras, que servem para manter a agricultura. Presença marcante da música tradicional e da sanfona.
A região Sudeste tem forte influência européia e do country americano.
Na região Sul os trajes são associados ao vestuário regional para tornar a comemoração mais exclusiva. A dança típica é o vanerão.
A decoração da festa é originalmente marcada pelas bandeirinhas, que serviram, inclusive, de inspiração para o trabalho do nosso artista Alfredo Volpi, e também pela fogueira e balões.
As brincadeiras... quem nunca recebeu um correio elegante, ou foi preso na cadeia do amor?
Gosto do caráter cultural dessa festa, que apesar da influência estrangeira, tem uma brasilidade na veia, e já que a festa é boa demais, estendemos um pouquinho e daí surgiu a Festa Julina para aquecer o nosso inverno regado à muito quentão!
Mônica Fraga
Arte, Fotografia & Design
Designer de Interiores pela Arquitec., Fotógrafa pelo Senac São Paulo. Atualmente faço um curso sobre História da Arte, em SP, com o crítico de Arte Rodrigo Naves. Instragram: @monicafraga monicabmfraga@gmail.com