Markthal - conheça o Mercado de Rotterdam - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Markthal - esqueça todos mercados tradicionais que você já viu por aí e se surpreenda com este ícone de Rotterdam

A cidade de Rotterdam na Holanda é muito conhecida por sua arquitetura que, sem abrir mão da funcionalidade, é moderna e diferentona.

Um bom exemplo é o Markthal - mercado municipal inaugurado em 2014, que vai muito além de um simples mercado de frutas e legumes. São cerca de 100 stands, restaurantes e lojas, numa área de mais de 100.000 m².

O interessante é que ele ocupa o piso térreo de um edifício arqueado em forma de ferradura de onze andares, que possui duzentos apartamentos entre residenciais e comerciais, com janelas que dão vista para o mercado, possibilitando ver a movimentação do local.

Em cima, apartamentos. Embaixo, lojas e restaurantes.

Nesse imenso paraíso gourmet há uma enorme variedade gastronômica entre tapas espanholas, doces (de tudo quanto é tipo), muitoooo queijo, comidas típicas holandesas, frutas exóticas (inclusive do Brasil), restaurante japonês, italiano, hamburgueria, comida do Oriente Médio e até do Suriname!

No interior do Markthal há uma gigantesca obra de arte, a Horn of Plenty, em alusão à cornucópia da mitologia greco-romana. É só olhar para o teto em forma de arco que você vai ver desenhos gigantescos de frutas e outros produtos que normalmente são encontrados em um mercadão. O efeito é lindo e traz um colorido que só contribui para a atmosfera alegre e descontraída do local.

Durante sua construção, que fica na área onde Rotterdam foi fundada, vários objetos arqueológicos foram encontrados. Alguns desses objetos estão expostos ao lado das escadas rolantes do Markthal, que dão acesso ao subsolo do local. O breve passeio é acompanhado de textos que contam a história da cidade.

Se optar por ir de metrô, dá para se divertir na escada-piano, que fica no caminho para chegar ao Markthal. E se for de carro, no subterrâneo fica o maior estacionamento da cidade.


Além de tudo isso, na sua quadra também estão lugares muito interessantes para visitar. É só atravessar para o outro lado e lá estão as famosas Casas Cubos e o Blaaktoren, o edifício em formato de lápis. À esquerda tem ainda a Laurenskerk, única igreja da Idade Média remanescente em Rotterdam.

Gostou da dica?

É para ir muito além da cidade (apaixonante) Amsterdam e conhecer uma outra Holanda que não se resume aos canais e às coffee shops.

A tendência do viajante brasileiro que chega na Europa é passar alguns dias na capital holandesa e depois seguir para outros países. Uma pena, porque os Países Baixos vão muito além...são também cidades como Rotterdam, Haia, Delft: lindas, cheias de personalidade e tão interessantes que merecem ser visitadas com mais tranquilidade. Talvez até como um destino exclusivo para suas férias.

(Maravilhosa! A skyline de Rotterdam é a mais famosa do país.)

 FONTE E FOTOS:  https://markthal.klepierre.nl/ Revista ELLE Portugal nº361/ Urban Guides / Holandesando / Bailandesa / UOL (roteirosincriveis.com.br) / Google.

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.