Você sabe o que é COVID longa em crianças? Coluna Pediatria por Dra. Carolina Calafiori de Campos
Geralmente , a recuperação da COVID-19 leva em torno de duas a quatro semanas.Porém , algumas pessoas podem persistir por meses com sintomas , os quais muitas vezes podem ser debilitantes; essa é a chamada COVID longa.
Além dos adultos , as crianças também podem apresentar este quadro , mesmo que não tenham nenhum sintoma na infecção inicial de COVID, o que pode dificultar o diagnóstico dessa condição.
Ao contrário da COVID-19, não existe um esfregaço nasal simples ou outro exame diagnóstico para a COVID longa. Em vez disso, examina-se o padrão de sintomas da criança, além de verificar com os pais , se houve uma exposição anterior ao vírus.
Esses sintomas , da COVID longa, podem variar muito de paciente para paciente, mas em crianças, os sintomas de COVID longos mais comuns são:
1)Cansaço anormal e incomum;
2)Dores de cabeça;
3)Dificuldade de concentração e perda de memória;
4)Dispneia (Falta de ar);
5)Dor de garganta;
6)Febres inexplicáveis;
7)Intolerância ao exercício;
8)Taquicardia ( aumento da frequência de batimentos do coração );
9)Dor torácica;
10)Perda de olfato ou paladar;
11)Dores musculares ou neurais;
12)Distúrbios do sono;
13)Diarreia, vômito ou constipação intestinal;
14)Ansiedade e depressão;
Os sintomas podem variar entre as crianças, por exemplo, uma criança pode ter dor de cabeça por algumas horas todos os dias, enquanto outra pode ter dor de cabeça algumas vezes por semana.A condição também interfere nas atividades normais, como por exemplo: dificuldade para concluir as tarefas escolares, e a falta de energia para brincar ou praticar esportes.
Embora não haja cura definitiva para o COVID longo, ainda é importante que as crianças sejam diagnosticadas, porque muitas vezes os sintomas podem ser controlados, e em outras situações as causas dos sintomas podem ter como causa outra doença.
Até o momento, parece que a COVID longa é mais comum em adolescentes com 12 anos ou mais do que em crianças mais novas, mas isso não se sabe ao certo.
Na verdade, pouco se sabe sobre quantas crianças adquirem COVID longa ou por que o fazem em primeiro lugar; mas os estudos e pesquisas estão acontecendo , como por exemplo no Children’s Hospital Los Angeles, com um estudo nacional chamado RECOVER (Researching COVID to Enhance Recovery), o qual visa compreender melhor as sequelas da infecção por COVID-19.
Dados: Children's Hospital Los Angeles / Sociedade Brasileira de Pediatria...
Dra. Carolina Calafiori de Campos
Dra Carolina Calafiori de Campos - CRM 146.649 RQE nº 73944
Médica Formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté, Especialização em Pediatria pelo Hospital da Puc Campinas, Especialização em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital da Puc Campinas, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria - Contato: carolinacalafiori@hotmail.com