Seu filho foi diagnosticado com Autismo? Coluna Psicologia por Dra. Letícia Kancelkis

Na hora em que você descobre isso, o chão parece se abrir e você não sabe para onde correr. Você quer salvar seu filho desse, que parece ser um imenso monstro de 7 cabeças.


Quero te dizer que não é e que você vai conseguir. O autismo chama a minha atenção há, pelo menos, uns 15 anos.


Trabalhei, voluntariamente, em uma ONG, fundada pela mãe linda de um "Asperger" e nós levávamos cachorros, os mais fofos, para os hospitais, para visitar os pacientes internados, não necessariamente autistas.


Quando comecei lá, virava madrugadas e mais madrugadas, estudando o assunto. Lembro que assisti a um filme em que uma mãe lutava, lindamente, pelo desenvolvimento, o melhor possível, de seus dois filhos autistas e devo ter chorado até as tantas, no final, quando eles crescem e se tornam homens super bem- sucedidos.

Tudo porque a mãe deles os colocou em primeiro lugar e batalhou, batalhou, até conseguir.


Se você tem um filho que foi diagnosticado com autismo, saiba que ele é uma joia rara. Não digo que vai ser fácil, mas sim que ele vai te apresentar tudo de melhor que a vida tem a oferecer.

Esteja atenta a todos os seus ensinamentos, porque ele será, se não seu melhor professor, um dos melhores, sem qualquer sombra de dúvida.
Sabe por quê? Porque ele vai te fazer compreender o real sentido da palavra AMOR.

Leticia Kancelkis

Coluna Psicologia

Formada em Psicologia desde 1999, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica de referencial Psicanalítico pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Autora dos livros: “O Sol Brilhará Amanhã: Anuário de uma mãe de UTI sustentada por Deus” e “Uma menina chamada Alegria”. Atua como Psicóloga Clínica, atendendo também por Skype. Contato:leticia.ka@hotmail.com